A organização da Campus Party Brasil 2009 apresentou hoje o balanço geral do evento, que reuniu — de 19 a 25 de janeiro — comunidades de diferentes áreas da sociedade em rede no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Foi a segunda edição da versão brasileira do evento, criado há 12 anos na Espanha.
“Seguindo a tendência do ano passado, a Campus Party criou e compartilhou mais conteúdos pela internet do que baixou. A taxa de upload foi de 62,7%, enquanto a de download foi de 37,3%”, explicou Marcelo Branco, diretor geral da Campus Party Brasil 2009.
Foram gastos R$7,6 milhões para oferecer aos 6.655 “campuseiros” (como são conhecidos os participantes que pagam para participar da programação da Arena Campus Party) e aos 118.662 visitantes da Área Expo e Lazer um amplo leque de entretenimento e conhecimento dos diferentes ramos da tecnologia e cultura digital.
Foram realizadas 468 atividades destinadas aos “campuseiros” nas áreas de conteúdo (CampusBlog, Desenvolvimento, Design, Fotografia, Games, Modding, Música, Robótica, Simulação, Software Livre e Vídeo) e ações especiais (BarCamp, CP Labs, Campus Media, Campus Móvel, Campus Verde, Cibercultura, Grid Computing e Sarau Digital). Na Área Expo e Lazer, somaram-se ainda as atividades do Campus Futuro, Astronomia e da Inclusão Digital. Esta última ofereceu o espaço Batismo Digital, onde 6.819 pessoas tiveram livre acesso a 200 computadores.
Ao todo 78 empresas, entre patrocinadores, parceiros e apoiadores, contribuíram para o sucesso da festa dos amantes da tecnologia, que usufruíram de uma impressionante conexão de 10Gbps, a maior banda já oferecida em todo o mundo, disponibilizada pelo Grupo Telefônica, principal patrocinador do evento. Para isso, foram necessários 28 quilômetors de cabos de rede e 11 quilômetros de cabos de fibra óptica. Trabalharam na Campus Party — direta e indiretamente — 3.819 pessoas.
A repercussão da Campus Party por todo o mundo se deu por meio dos mais de 800 jornalistas credenciados de vários países, incluindo uma equipe deste blog que vos escreve.
Detalhes do perfil dos “campuseiros”:
- Total: 6.655, com 4.471 homens (67,18%) e 2.184 mulheres (32,82%).
- Menores de 18 anos: 372 (5,58%). Maiores de 50 anos: 127 (1,9%). Idade Média – entre 18 e 29 anos: 4.792 (72%).
- Inscritos com computador: 4.123 (61,9%). Inscritos sem computador: 2.532 (38,1%).
- Inscritos com catering (alimentação): 3.398 (51%). Inscritos sem catering (alimentação): 3.257 (49%). Refeições Servidas: 40.472.
- Maior número de inscritos por Estado — São Paulo: 3.959 (59,4%). Quatro maiores, depois de São Paulo — Rio de Janeiro: 532, Rio Grande do Sul: 377, Minas Gerais: 329 e Goiás: 181. Houve inscritos dos 27 Estados.
- Pessoas de 22 países participaram do evento.
As datas ainda não foram confirmadas, mas a edição de 2010 já está garantida e deverá ser realizada no mesmo Centro de Exposições Imigrantes — para a infelicidade de muitos dos participantes deste ano.