O melhor pedaço da Maçã.

Tava demorando… malware escondido em app do Google Android

Android Market

Android MarketUm aplicativo do Android que promete otimizar o uso da memória no celular G1 da HTC,  o MemoryUp Personal, está sendo apontado como o primeiro malware do Google phone: o uso do aplicativo tem causado a perda de todos os dados do celular, além de corromper a memória. De um momento para outro, sua lista de contatos vai embora e sua agenda também, só para começar… dor de cabeça pouca é bobagem!

Publicidade

O aplicativo, desenvolvido pela eMobiStudio e lançado com grande pompa no começo do mês como o primeiro programa para o sistema operacional do Google phone, agora desapareceu do Android Market — a “App Store do G1” — mesmo com as declarações do desenvolvedor Robert Lee, representante da empresa que produz o MemoryUp, que afirma não acreditar que ele seja o responsável pelo vírus: “Qualquer dano causado não foi feito pelo nosso produto.”

A eMobiStudio entrará em contato com todos os usuários que reclamaram do problema e tentará resolvê-lo diretamente com eles. Não ficou claro se foi o desenvolvedor ou o próprio Google que tirou o aplicativo do Market.

Publicidade

E, em cima de todo esse bafafá, levanta-se uma questão maior: o problema não estaria realmente na política de open source do Android? Será que realmente é válido deixar os desenvolvedores tão à vontade, sem nenhuma avaliação por parte da Google antes de o aplicativo ir para o usuário?

Aí, logo vem a situação oposta: a Apple, que é bem severa no controle da App Store — nenhum aplicativo chega à lodjinha sem antes passar por uma avaliação da própria Maçã — para seus iPhones e iPods touch. Será que agora podemos dizer que essa atitude é querer ser controladora demais? É um processo que faz os desenvolvedores esperarem por semanas — e pode até vetar a entrada de programas —, porém previne o usuário desse tipo de software malicioso.

Com certeza, depois desse primeiro incidente, o Google e sua equipe do Android terão que rever essa política aberta para os aplicativos. Algum controle há de ser implementado.

[Via: MacRumors.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MisoSoup para espaços realmente pequenos

Próx. Post

Podcaster volta à App Store com um novo nome

Posts Relacionados