O melhor pedaço da Maçã.

Google implementa Gears no Gmail e oferece modo de navegação offline no Labs

Novidade aguardada desde julho do ano passado, o Gmail agora finalmente oferece um modo de navegação offline via Gears, tal como o Docs já faz há bastante tempo. É certo que hoje em dia é raro não estarmos sempre conectados, mas e quando isso acontece? Muitos consideravam utilizar um cliente de emails local mais vantajoso porque permitiria a leitura e a preparação de emails independente de uma conexão à internet.

Publicidade

Bom, a partir de hoje (como sempre, nem todos os usuários terão acesso no primeiro dia — e somente os que têm o serviço configurado em inglês) o Gmail cobre esta falta via um novo recurso oferecido no Labs (sim, ainda é experimental), que requer o plugin Gears instalado no navegador. Todas as mensagens são armazenadas num cache local, permitindo que sejam lidas (inclusive anexos!), respondidas, buscadas, marcadas e classificadas, tal como se você estivesse online. Assim que a máquina é conectada à rede de novo, os dados são automaticamente sincronizados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cOAZaIaeIrI[/youtube]

O sistema surgiu da versão do Gmail para dispositivos móveis. De fato, de acordo com o gerente de produtos do Gmail, Todd Jackson, o mecanismo de sincronização de dados é o mesmo utilizado pelo Gmail offline rodando no Android. Ainda assim, nem tudo está disponível — como o corretor ortográfico, que requer uma conexão aos servidores do Google para fazer a verificação nos textos.

Em breve, a novidade chegará também ao Google Calendar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

De graça, até injeção na testa! XXVII

Próx. Post

Era de Bartz no comando do Yahoo! começa com um prejuízo de US$303 milhões no quarto trimestre fiscal de 2008

Posts Relacionados