O melhor pedaço da Maçã.

Tor e Mullvad criam navegador focado em privacidade

Mullvad Browser

As equipes da Mullvad VPN e do Tor Project se uniram para criar um novo navegador com foco total em privacidade, o qual foi projetado especialmente para acabar com todos os tipos de rastreamento na web.

Publicidade

Baseado no navegador Tor, que por sua vez é fundamentado no Firefox — o qual já considerado um dos navegadores mais privados da web —, o Mullvad Browser promete não coletar nenhum dado. Até a sua interface é bastante semelhante à do navegador da Mozilla.

A principal diferença, no entanto, está no fato de que o Mullvad Browser elimina a necessidade de se conectar à rede Tor — uma coleção de servidores administrados por voluntários que podem ocultar o seu endereço IP (às custas da velocidade de navegação na web).

Portanto, usuários devem obter as proteções de privacidade do Tor sem sacrificar a velocidade. Em vez disso, para ocultar o seu endereço IP, os desenvolvedores dizem que o navegador terá uma camada a mais de proteção com uma VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. confiável, a exemplo da NordVPN.

Como dissemos, o navegador foi projetado especificamente para impedir o rastreamento de dados, os quais incluem impressões digitais ou quando uma empresa usa vários atributos do seu navegador, como fuso horário, sistema operacional e versão do browser para identificar seu acesso.

Publicidade

Para inibir essas atividades, os desenvolvedores explicam que o Mullvad aplica uma abordagem do tipo “se esconder na multidão”, criando uma impressão digital semelhante para todos os usuários. As configurações predefinidas do navegador mascaram muitos parâmetros e recursos comumente usados para extrair informações do dispositivo de uma pessoa — as quais podem torná-las identificáveis —, incluindo fontes, conteúdo renderizado, etc.

Por padrão, o Mullvad tem o modo privado ativado, de maneira a bloquear rastreadores e cookies de terceiros e facilitar a exclusão de cookies entre as páginas visitadas durante a mesma sessão.

Publicidade

A outra vantagem é que os criadores não estão tentando monetizar o navegador por meio da coleta de dados — tanto é que ele está disponível gratuitamente para macOS, Windows e Linux. Quem vai?

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Dark Noise adota assinatura e ganha novos sons

Próx. Post

Apple TV+ lança trailer de “Drops of God”, que estreará em 21/4

Posts Relacionados