O melhor pedaço da Maçã.

Estaria o iDVD no seu leito de morte?

28-idvdUm dos primeiros aplicativos da Apple destinados a consumidores domésticos, o atual iDVD surgiu em 2001, inicialmente pré-instalado em Macs com SuperDrive. Depois de quase uma década, a impressão que vários sites dão atualmente sobre a atual versão é que ela já está dando sinais de fadiga, próxima de deixar a suíte iLife.

Publicidade

Contudo, isso não vem de agora: desde a versão ’06, o aplicativo não vem sendo muito explorado pela Apple. A adição de novos recursos foi mínima, desde que ela começou a oferecer ao usuário o poder de compartilhar seu conteúdo por meio da web: primeiro, com o recurso de Photocast do iPhoto ’06 e o iWeb; depois, com o lançamento da .Mac Web Gallery e o suporte à exportação de vídeos do iMovie para o YouTube no iLife ’08. Por fim, o novo iDVD ’09 sequer foi mencionado na keynote da última Macworld Expo, nem na caixa do próprio iLife.

Caixa do iLife '09: cadê o iDVD, Apple?
Caixa do iLife '09: cadê o iDVD, Apple?
Banner do iLife '09 na Macworld Expo: e o iDVD, Apple?
Banner do iLife '09 na Macworld Expo: e o iDVD, Apple?

Já é claro há muito tempo, por meio do iWeb e na atual MobileMe Gallery, que a Apple dá preferência ao compartilhamento de vídeos e fotos pela internet — ou é isso que ela pensa que os usuários preferem. Todavia, no meu ponto de vista, isso não é motivo para deixar um dos aplicativos mais antigos da suíte largado, se é que ele não está perto de deixá-la.

Publicidade

Olhando do ponto de vista histórico, a Apple tem o hábito de “assassinar” drives de discos removíveis dos seus produtos. O primeiro iMac deixou de lado o disquete; o MacBook Air, lançado no ano passado, apesar de ser uma solução destinada a pessoas que vivem sem a necessidade de conexão por meio de fios e contar com opção de SuperDrive externo, foi considerado por alguns como aquele que poria fim às mídias ópticas — claro, os DVDs e CDs musicais já estão morrendo, diante das opções de compra online de conteúdo. Assim, uma coisa puxa a outra: os softwares relacionados à criação de DVDs acabam caindo no abandono. E o iDVD também está seguindo esse caminho, aparentemente.

De qualquer forma, eu acho que ainda é cedo para os aplicativos de autoração de DVDs ficarem no passado. Os drives Blu-ray sequer chegaram aos Macs ainda, sem falar que poucos PCs no mercado os oferecem. Há chances de que eles ainda salvem a autoração e a disponibilidade de conteúdo em mídias ópticas, já que suportam vídeo em alta definição. No entanto, é bom lembrar que conteúdo nesse padrão já pode ser adquirido por meio de TVs conectadas à web, ou seja, já dá para se ter uma ideia de como as mídias físicas de alta definição vão morrer…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Set do Flickr traz designs um tanto incomuns da Apple, todos do início da década de 90

Próx. Post

DestroyTwitter e TweetDeck: twitando com estilo

Posts Relacionados