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Gartner aponta tendências para tecnologias móveis em 2009 e 2010

O Gartner divulgou hoje uma lista com as oito principais tecnologias móveis que se tornarão tendências no mundo corporativo até 2010. Tais tecnologias terão efeito a curto e médio prazo nas estratégias de negócios das companhias e em suas políticas de acesso e segurança da informação.

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Para o vice-presidente do Gartner, Nick Jones, é necessário identificar tecnologias que possuam potencial para rápido desenvolvimento e venham a ter grande impacto em qualquer estratégia de soluções móveis a ser planejada. Conheça a seguir quais são as oito tecnologias que farão parte do nosso futuro.

Bluetooth 3.0: o novo padrão de transmissão de dados será liberado neste ano e os primeiros aparelhos com 3.0 devem surgir em 2010. Haverá suporte a equipamentos que operam em modo de potência ultra baixa, como sensores e sistemas de monitoração médica. O Bluetooth 3.0 será suporte para três tipos de sinais de transmissão de dados: o próprio Bluetooth, Wi-Fi e ultra-wide band (UWB).

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Interfaces móveis de usuário: a vasta oferta de dispositivos móveis e a briga entre as fabricantes de celulares para que sua tecnologia prevaleça geram certos problemas na hora de definir qual interface móvel de usuário melhor se adequa às necessidades de cada empresa. Isso complica a escolha da estratégia de negócios a ser utilizada na medida em que precisam escolher entre definir uma marca como o padrão de seus sistemas B2B e B2C, ou de distribuição de emails, por exemplo, ou criar várias interfaces para atender todos os aparelhos. O desafio das empresas será construir aplicações com interfaces intuitivas e de acordo com a preferência dos usuários.

Detecção de localização: as empresas serão capazes de localizar clientes e consumidores potenciais em áreas determinadas e comunicar-se diretamente com eles. Isto se torna possível através do aperfeiçoamento dos sistemas de localização móvel e a disseminação das redes Wi-Fi. Assim, as empresas podem desenvolver mais aplicações contextuais, de detecção de presença e de redes sociais móveis, o que vai gerar novas questões de privacidade e problemas de segurança.

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Wi-Fi 802.11n: é a nova geração do Wi-Fi, com velocidades de 100 a 300Mbps e se tornará o padrão que vigorará por vários anos nas redes sem fio de curto alcance. A transmissão móvel de mídia digital dará um salto de patamar, mas por outro lado causará dificuldades e despesas extras para as empresas. O padrão n é mais difícil de configurar, exige a compra de novos pontos de acesso e placas de rede e até mesmo a revisão e ampliação da infraestrutura de rede.

Tecnologias de tela: novos formatos de telas terão impacto em 2009 e 2010, como os picoprojetores, displays passivos e displays com pixels ativos. Os picoprojetores podem ser usados para pequenas apresentações visuais — em uma reunião de vendas, por exemplo. Displays passivos serão a base do desenvolvimento de novos aparelhos, como os leitores de eBooks, que permitirão criar novas formas de distribuição e consumo de documentos.

Internet móvel e widgets: as empresas vão descobrir os widgets e os thin clients como meios mais baratos e práticos para distribuir informação a consumidores e funcionários e os incluirão em suas estratégias de negócios. A dificuldade atual está no fato de não haver padrões universais para browsers em dispositivos móveis.

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Banda larga em celular: a explosão que os serviços 3G experimentaram em 2008 teve ainda a queda de preços e as promoções das operadoras a seu favor. A tecnologia HSPA poderá substituir a tecnologia Wi-Fi em hotspots onde houver grande oferta de serviços e de cobertura. As empresas considerarão a compra de notebooks com chips embutidos para captar o sinal da internet 3G, em substituição às atuais placas USB.

Comunicação em área próxima (NFC): fazer pagamentos encostando o cartão de crédito ou o celular em um terminal de coleta eletrônica de dados, mandar uma imagem de um celular para um porta-retratos digital ou receber um cupom eletrônico de desconto no smartphone são aplicações de NFC que começam a surgir. Para o Gartner, essas aplicações serão, no começo, mais disseminadas em mercados emergentes do que em países desenvolvidos.

Se por um lado estas novas tecnologias mudarão para sempre nosso modo de encarar e nos relacionar com o mundo, por outro trarão novas preocupações no que concerne à segurança da informação, principalmente o que tange ao vazamento e ao furto de informações confidenciais. Como equilibrar as vantagens e desvantagens deste novo e inevitável futuro é uma questão que não poderemos evitar.

[Via: CRN Australia.]

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