A crise econômica mundial realmente não poupa ninguém. A Microsoft anunciou nesta semana que, por conta das 5.000 demissões em curso, extinguirá por completo as atividades do estúdio ACES, responsável pelo desenvolvimento da franquia Flight Simulator.
Um porta-voz da empresa afirmou:
Seguindo nosso processo anual de revisão de estratégia, o departamento de entretenimento interativo está fazendo ajustes dentro de seus negócios para alinhar nosso pessoal contra nossas maiores prioridades, e o fechamento do ACES Studio é uma dessas mudanças. Vocês podem esperar que continuaremos a investir em grandes experiências Live no Windows, incluindo jogos de voo, mas não temos nada adicional para anunciar especificamente sobre o Flight Simulator nesse momento.
Pelo visto, bons resultados não parecem garantir a sobrevivência de nenhuma divisão na Microsoft — acredito, até por experiência própria, que apenas as divisões Office e Windows possam considerar-se garantidas. O Flight Simulator X, lançado em 2006, vendeu um milhão de cópias até dezembro de 2008. Em setembro, a companhia já havia fechado a Ensemble Studios, responsável pela consagrada franquia Age of Empires e demitiu os funcionários do departamento de marketing da divisão de games, que mantinham o site Gamerscoreblog.
[Dica do Carlos Henrique, obrigado!]