Seis meses depois do último artigo escrito da série: “Como atualizar e desbloquear…” (na época, com a então atual versão 2.0), muitos pedidos por email e agora com o anúncio da liberação do firmware 2.2.1, cá estamos novamente para esclarecer dúvidas, solucionar problemas e guiá-los no processo alternativo não-oficial de desbloqueio e jailbreak de iPhones, tão comentado semana passada.
Abordarei dicas, conselhos e mini-tutoriais para os dois modelos que temos até o presente momento: o 2G, aparelhos da primeira geração com a traseira prateada; e o 3G, aparelhos que atualmente são vendidos no Brasil oficialmente pela Claro, Vivo e TIM. Vamos lá? 😉
Neste primeiro momento, vou repetir um pouco (mas com mais detalhes) o que já foi explicado pelo Silvio em seu artigo sobre o anúncio das ferramentas do iPhone Dev Team compatíveis com o novo firmware. Mesmo se você já tiver noção do que vou tratar aqui, aconselho ler para depois não ficar desesperado por ter esquecido algum detalhe.
Considerações iniciais:
- Todo o processo é via software, não precisando abrir, soldar, nem comprar dispositivos como TurboSIM, StealthSIM ou qualquer outro. Ao término deste tutorial, você terá um iPhone desbloqueado e com o último firmware disponível no momento.
- Todos os “aplicativos de terceiros” (softwares baixados pelo Installer e/ou Cydia) serão perdidos! Músicas, contatos, fotos, jogos, aplicativos, vídeos, podcasts e ringtones que estiverem armazenados em seu computador — na biblioteca do iTunes — serão mantidos sem nenhum prejuízo.
- Diferente dos artigos anteriores sobre este assunto, não farei um passo-a-passo, pois os programas estão mais intuitivos do que nunca. Se mesmo assim alguém tiver alguma dúvida, deixe-a nos comentários.
Arquivos e programas necessários (pré-requisitos):
- iTunes;
- Firmware versão 2.2.1
5H11a
(links oficiais: iPhone 2G e iPhone 3G); - QuickPwn (versão 2.2.5 para Mac OS X ou versão 2.2.5-2 para Windows);

Donos de iPhones 2G:
Vocês são considerados “sortudos”, independente da versão do firmware que veio com seus celulares. Tem um bocado de tempo que a Apple não atualiza a baseband dos aparelhos de primeira geração. Neste caso, tudo o que precisam fazer é conectar o celular ao computador, abrir o iTunes e atualizar ou restaurar para a versão atual sem medo. Feito isso, use o QuickPwn para realizar o jailbreak e desbloqueio de uma maneira rápida e bem fácil. Dêem uma lida na orientação 2, logo abaixo.
Donos de iPhones 3G (aqui a conversa muda e toma dois rumos):
- Primeiro caso — donos de iPhones 3G desbloqueados oficialmente (pela Apple): entram nesse grupo os iPhones comprados aqui no Brasil, onde você pode e deve solicitar o desbloqueio gratuito direto na operadora, e os comprados em países com legislação semelhante, como é o caso da Itália. Quem se enquadrar nessa situação e quiser fazer o jailbreak, só precisa atualizar normalmente e também usar o QuickPwn.
- Segundo caso — donos de aparelhos bloqueados comprados em outros países: maioria das pessoas que procuram este artigo, a situação aqui é especial e requer alguns cuidados. O famoso e tão comentado método de desbloqueio yellowsn0w do iPhone Dev Team requer o firmware 2.2 (baseband 02.28.00) e a Apple, por ter um comprometimento com suas operadoras parceiras, lançou a nova versão alterando a baseband para 02.30.03 e, com isso, anulou a brecha que demorou seis meses para ser descoberta e tratada de uma maneira que o desbloqueio fosse feito com sucesso. Resumindo: como o Rafael já comentou, o jogo de gato e rato continua porque ninguém sabe quando a equipe vai liberar uma solução compatível com essa baseband. Mas vamos ao que interessa: o que fazer neste caso? Se você é um dos muitos que estão nesta situação, vai precisar da PwnageTool (disponível apenas para usuários de Macs) para criar um firmware 2.2.1 customizado (com baseband 02.28.00), internet Wi-Fi e o Cydia ou Installer para acessar o repositório e executar o yellowsn0w. Vamos por partes:
-
- Baixe o PwnageTool (link) e crie seu firmware customizado de acordo com as instruções do programa (todo o processo é bem intuitivo, não se preocupe). Usuários de Windows devem procurar fazer o download desse arquivo em alguma fonte confiável.
- Coloque seu celular em modo DFU (com o iPhone conectado ao computador, aperte simultaneamente os botões Repouso e Início e mantenha-os pressionados por oito segundos. Solte o botão Repouso e continue pressionando o botão Início por mais 10 segundos. O iTunes iniciará automaticamente com o iPhone selecionado no menu a esquerda e exibindo uma mensagem dizendo que seu aparelho precisa ser restaurado. Pressione a tecla Option (Shift no Windows) e clique sobre “Restaurar”. Aponte o arquivo customizado gerado (ou baixado) e aguarde até que o software seja restaurado.Observação: para usuários de Mac OS X 10.5.6, não é tão simples assim. Peço que leiam o último parágrafo deste artigo do Silvio, que explica como proceder.
- Feito tudo isso, seu aparelho vai estar ativado e destravado (jailbroken), mas as funcionalidades relacionadas ao telefone não estarão disponíveis. Abra o Cydia (ou o Installer, como preferir), atualize-o caso seja necessário, adicione o repositório
http://apt9.yellowsn0w.com/
, procure pelo yellowsn0w e instale-o.
- Desligue, ligue novamente seu aparelho e voilà!
- Baixe o PwnageTool (link) e crie seu firmware customizado de acordo com as instruções do programa (todo o processo é bem intuitivo, não se preocupe). Usuários de Windows devem procurar fazer o download desse arquivo em alguma fonte confiável.
Mais links de download para as ferramentas citadas acima você encontra neste artigo do blog do iPhone Dev Team.
Ressalto que, apesar de seguro, o processo não é à prova de erros e tanto eu quanto o BLOG.MACMAGAZINE não nos responsabilizamos por eventuais problemas. Realize o processo por sua conta e risco!