O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

IBM prepara o novo computador mais rápido do mundo (de novo)

A somente sete meses do lançamento do que hoje é considerado o computador mais rápido do mundo, a IBM acaba de anunciar que já está projetando seu sucessor. Se o Roadrunner, o atual campeão, tem uma capacidade de processamento de 1 petaflop, o novo computador, de codinome Sequoia, terá velocidade de 20 petaflops, sendo que 1 petaflop é equivalente à absurda quantia de 1 quatrilião de cálculos por segundo, ou seja, o poder de processamento conjunto de 2 milhões de notebooks de configuração média.

Publicidade

3-roadrunner_supercomputer

O Sequoia e um computador menor chamado Dawn estão sendo construídos em Rochester, Minnesota. Sua principal função será o uso em simulação de testes nucleares, mas a IBM afirma que eles também serão utilizados em tarefas complexas, como previsão de clima e exploração de petróleo.

Segundo a fabricante, o Sequoia consumirá seis megawatts por ano para funcionar — energia equivalente ao abastecimento de 500 casas nos Estados Unidos —, assim como o Roadrunner, e ocupará uma área de 318 metros quadrados.

[Via: Forbes.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Saiba como forçar a ajuda do Mac OS X a atualizar arquivos exibidos incorretamente

Próximo Artigo

Estaria o Kindle vendendo mais que o iPod em seu começo?

Posts Relacionados