Fevereiro reservou-me uma boa surpresa: logo no dia 2, em plena tarde de segunda-feira, aportou na minha mesa uma caixa do iWork ’09 — versão Family Pack, vinda diretamente dos Estados Unidos. Veja só:
A embalagem, como sempre, segue o padrão de qualidade Apple. Tudo vem exatamente em seu devido lugar e a qualidade de impressão — tanto dos manuais quanto da arte do CD — é irretocável. Chegando em casa, tratei logo de ver o que havia no recheio da pequena caixa que recebi.
Dentro da caixa maior encontramos — exatamente como nas embalagens de outros softwares e produtos da Apple — uma caixa menor, toda branca, e com a tradicional inscrição Designed by Apple in California escrita em cinza claro.
Abrindo-se a caixa menor, encontramos de um lado o DVD de instalação e, do outro, a repartição que contém um guia ilustrado das novas funcionalidades dos aplicativos — Keynote, Pages e Numbers — e um pequeno guia rápido de instalação da suíte de aplicativos.
Veja só o DVD, em detalhe:
Após revirar a embalagem, passei para a instalação propriamente dita. Logo após inserir o DVD no slot apropriado, surge a tela inicial da instalação:
Curioso que o arquivo de instalação manteve seu nome em inglês, mas o arquivo de precauções a serem tomadas antes da instalação já estava em português do Brasil — bem como o seu conteúdo — certamente acompanhando a língua de instalação do meu sistema operacional. Clicando-se em Install iWork ’09, o processo tem início:
Ao clicar em continuar, surge o mesmo texto de leia-me da página de instalação inicial:
Ao término da instalação — em nenhum momento, aliás, o sistema requisitou uma chave de registro ou número serial –, temos a opção de registrar o produto na Apple. As informações do proprietário do sistema surgem na tela automaticamente:
Ao abrir o Pages pela primeira vez, surgiu uma tela de boas-vindas, com um simpático vídeo mostrando os principais novos recursos do aplicativo.
Telas muito semelhantes também acompanham a primeira abertura do Keynote e do Numbers. Em comparação à suíte iWork ’08, não senti uma mudança visual muito grande em relação à apresentação inicial dos aplicativos. Certamente as principais diferenças e melhorias concentram-se nas funcionalidades específicas de cada um. Veja só a página inicial do Pages:
Agora começarei a utilizar efetivamente os programas para testar suas novas funcionalidades em ambiente de produção. O que posso dizer é que, neste breve primeiro contato, fiquei bastante empolgado com o que encontrei.