O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Google e NASA ajudam a criar a Universidade da Singularidade

Universidade da Singularidade

A NASA, o Google e algumas das principais autoridades do mundo nas áreas de ciência e tecnologia estão trabalhando em conjunto para criar uma nova escola, denominada Universidade da Singularidade. Ela terá como objetivo solucionar os desafios que a humanidade enfrentará em face a uma singularidade tecnológica.

Publicidade
Universidade da Singularidade
Site da Universidade da Singularidade

Muito bacana, não é? Mas o que é mesmo essa tal de Singularidade Tecnológica?

A Singularidade é uma das mais polêmicas teorias tecnológicas da atualidade, que defende que um evento histórico previsto para o futuro forçará a humanidade a atravessar um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo.

Publicidade

Seus defensores argumentam que a aceleração das descobertas científicas ocorridas em diversas áreas do pensamento, como a informática, astronomia, nanotecnologia e biotecnologia, irá nos forçar a vivenciar esse momento num possível futuro imediato.

Ray Kurzweil — que coordenará a instituição — defende em suas teses que a inteligência artificial irá, antes da metade deste século, superar a capacidade humana de raciocinar. E, no momento em que as máquinas se tornarem capazes de corrigir seus próprios erros ou até tomar decisões independentes ao utilizar a inteligência artificial, cenários mostrados em Blade Runner — em que robôs com aparência humana batizados de Replicantes são escravizados — ou mesmo em Matrix — em que as máquinas tomam o papel de carrasco ao transformar a nossa espécie em mera bateria orgânica — poderão deixar de ser apenas uma liberdade criativa para uma possibilidade real.

A Universidade ficará sediada num Centro de Pesquisa da NASA próximo ao Googleplex e oferecerá cursos em 10 áreas do conhecimento: Estudos do Futuro; Redes e Sistemas de Computação; Biotecnologia e Bioinformática; Nanotecnologia; Medicina e Neurociência; Inteligência Artificial, Robótica e Computação Cognitiva; Energia e Sistemas Ecológicos; Espaço e Física; Política, Leis e Ética; e Finanças e Empreendedorismo.

Publicidade

Infelizmente, as vagas serão extremamente limitadas. A classe inicial consistirá de uma turma de 30 estudantes, com algo próximo a 100 deles no segundo ano. A escola também não será barata, as taxas estão em torno de US$25.000 por estudante, embora algumas bolsas de estudo venham a ser disponibilizadas.

Uma das metas da escola é agrupar vários estudantes de graduação e aqueles que já estejam trabalhando em diversos campos científicos, com a crença de que avanços são mais facilmente atingidos quando diferentes especialistas estão trabalhando em conjunto.

O corpo docente da escola é vai além do impressionante: foi fundada por Dr. Ray Kurzweil (autor, tecnologista e futurista), traz nomes e mentes como a do Dr. Peter Diamandis, Pete Worden (Diretor da NASA Ames), Dr. Robert Richards (co-fundador da UIE – Universidade Internacional do Espaço), Dr. Robert Richards (Presidente da UIE) e Dr. Michael Simpson, todos apoiados por um numeroso grupo de patrocinadores que inclui o Google.

Alguma dúvida de que essa será a mais espetacular das universidades?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Mockup sugere uma revitalização para o Mac Pro

Próximo Artigo

Apple dá boas-vindas a novos produtos em sua lista de "clássicos e obsoletos"

Posts Relacionados