O melhor pedaço da Maçã.

Mac OS X 10.6 Snow Leopard trará ferramentas para determinar localização de Macs e interface de programação multi-touch

Fontes ligadas ao AppleInsider indicam que a Apple está trabalhando em outras duas novidades interessantes para o futuro Mac OS X 10.6 Snow Leopard, vindas do iPhone OS, para uso em aplicativos desktop. Pelo jeito, a API Core Location e algumas ferramentas e bibliotecas de programação multi-touch já devem estar incluídas no beta mais recente, enviado para desenvolvedores há pouco tempo.

Publicidade

Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Já que nenhum computador produzido pela Apple conta com sistema de posicionamento global (GPS), o Core Location estará presente como um dos serviços essenciais do Mac OS X, utilizando o equipamento de rede das máquinas para determinar a latitude e a longitude de onde o computador está localizado.

Com o poder de obtenção desses dados, os desenvolvedores podem implementar recursos interessantes relacionados à localização. Essa tecnologia funcionará de forma semelhante ao que acontece em iPhones de primeira geração ou iPods touch quando você utiliza o Maps para determinar sua localização no globo, por exemplo.

Publicidade

Quanto a multi-touch — especulação já levantada desde a primeira versão beta do Snow Leopard — a estimativa inicial é que será possível controlar as ações que podem ser executadas com gestos multi-touch nos trackpads dos MacBooks vendidos atualmente. No entanto, já existem rumores de que a Apple estaria trabalhando em telas que também suportam esses gestos em larga escala, o que aumenta as chances de a próxima versão do Mac OS X suportar total entrada de dados em telas sensíveis ao toque.

No momento, apenas é possível supor que esse recurso consistirá em uma série de bibliotecas de códigos e funções que, além de ampliar as capacidades dos gestos que podem ser utilizados nativamente no sistema por meio dos trackpads, fornecem recursos para desenvolvedores aprimorarem seus aplicativos, a fim de utilizá-los da forma que preferirem. Ainda assim, acredito que o acordo fechado entre a Apple e a LG traga notícias melhores que essa em termos de multi-touch no Mac OS X.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

As cagadas de tradução da Apple Brasil continuam: tela de abertura do iPhoto ’09 + Ivone?

Próx. Post

Empresa alemã entra na brincadeira dos clones de Macs

Posts Relacionados