O melhor pedaço da Maçã.

Produção de Hollywood aposta em divulgação sem URL: “Busque no Google!”

Vem aí uma nova produção da Sony Pictures sem URL — algo que, nos tempos de hoje, parece inacreditável. Sim, é isso mesmo: no trailer de divulgação do filme 2012, não há qualquer assinatura ou referência a um site sobre ele; ao invés de isso, ele termina dizendo “Find out the truth. Google search: 2012” (tradução literal: “Encontre a verdade. Busque no Google: 2012”).

Publicidade

É claro que “Google”, nesse caso, não significa que a pessoal não possa usar outros sistemas de busca para procurar informações sobre a produção. A questão é que o nome do buscador da firma de Mountain View já virou até verbo em alguns dicionários norte-americanos. O equivalente, por aqui, seria algo como “googlar”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5VXa82AuwHU[/youtube]

Mas a grande discussão da coisa não é nem essa: veja que ousada foi a ideia da Sony de contar com uma boa colocação no ranking do Google (PageRank) para conseguir um efeito positivo na ação do trailer. Pesquisando no Google.com, até que a coisa não está má: temos acesso à página do filme na Wikipedia, ao seu site oficial dentro do portal Sony Pictures, à página respectiva no IMDb e até ao seu trailer no portal QuickTime da Apple. No Google Brasil, porém, as coisas são bem diferentes: nos 10 primeiros resultados, o único relacionado é este post do blog Brainstorm #9.

IHC 2012

Um dos hotsites do filme que achei pelas minhas buscas foi a ação viral IHC: The Intitute for Human Continuity. A animação começa dizendo: “Como os governos do nosso planeta iriam preparar 6 bilhões de pessoas para o fim do mundo? Eles não iriam. O IHC irá.” Lá, você pode participar de uma loteria virtual para os poucos que serão selecionados para sobrevivência do planeta Terra. Além disso, o site é cheio de conteúdos e notícias fictícias sobre o fim do mundo.

Publicidade

Confira a sinopse de 2012:

Publicidade

Nunca uma data na história foi tão significante em tantas culturas, tantas religiões, cientistas e governos. 2012 é uma aventura épica sobre um cataclismo global que leva o mundo a um fim e conta o esforço heróico dos sobreviventes.

Dirigido por Roland Emmerich, estrelam no filme John Cusack, Chiwetel Ejiofor, Amanda Peet, Oliver Platt e Thandie Newton. Sua estreia, no Brasil, está marcada para 13 de novembro de 2009.

[Dica do Diego Sierra, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Drync Wine é o app perfeito para amantes de vinho que possuam iPhones/iPods touch

Próx. Post

Como fazer um podcast profissional com o GarageBand

Posts Relacionados