O melhor pedaço da Maçã.
Snapdragon X Elite

Qualcomm promete bater a Apple com futuro chip ARM para laptops

Não é novidade nenhuma que o Apple Silicon revolucionou o mercado de Macs e deu um certo gás à linha de computadores da Apple. A prometida “revolução ARM”, no entanto, ainda limita-se às máquinas da Maçã, já que a maioria dos computadores em atividade atualmente no mundo, que rodam o sistema operacional Windows, ainda contam em suas entranhas com processadores da arquitetura x86.

Publicidade

Mas isso não significa que esse panorama não possa mudar nos próximos anos. Mesmo que tentativas (até recentes) de abandonar a arquitetura x86 em PCs com Windows tenham fracassado, empresas como a Qualcomm seguem empenhadas no desafio de apresentar chips para competir à altura com os fabricados pela Apple. A empresa, inclusive, afirma finalmente ter conseguido essa façanha com o futuro processador Snapdragon X Elite, projetado para laptops com o sistema operacional da Microsoft.

No evento Snapdragon Summit, o CEO1Chief executive officer, ou diretor executivo. da companhia, Cristiano Amon, revelou que trata-se da “CPU2Central processing unit, ou unidade central de processamento. mais rápida para um laptop, ponto final”. Segundo ele, o novo chip bate qualquer coisa que a Apple, a Intel ou a AMD já apresentaram para notebooks, vencendo o chip M2 Max em operações de thread única e igualando a performance em configuração máxima — e isso consumindo 30% menos energia.

Para Amon, um dos objetivos do novo processador, que não deverá ser lançado oficialmente antes de meados do ano que vem, é dar às demais fabricantes de computadores “a solução líder para competir com a Apple” no mercado de PCs com processadores ARM — objetivo que, pelo menos em termos de hardware, parece ter sido alcançado.

Mas como nem apenas de hardware vive um computador, a Qualcomm e essas fabricantes dependerão também do empenho da Microsoft e da capacidade da empresa em apresentar soluções como o eficiente Rosetta 2, bem como dos desenvolvedores, que terão que reescrever seus aplicativos para adequá-los à arquitetura ARM.

Novo processador para smartphones

Enquanto ainda não assumiu relevância no mercado de desktops, a Qualcomm segue investindo forte num mercado que já domina há muito tempo: o de processadores para smartphones. O mais novo anúncio da empresa é o Snapdragon 8 Gen 3, concorrente direto dos processadores da série A, que equipam iPhones e iPads.

Publicidade

A grande novidade para esse processador, que é construído num processo de 4 nanômetros, é o forte foco em suporte a inteligência artificial generativa — algo que também foi destacado no anúncio do Snapdragon X Elite como um diferencial em relação aos processadores para computadores baseados em ARM da Apple.

Publicidade

Embora a maioria dos dispositivos atualmente suporte IA generativa baseada em nuvem, os dois futuros processadores da Qualcomm suportam a tecnologia no próprio dispositivo — o que significa que o processo de geração de modelos de IA se dará de maneira mais rápida e segura nos aparelhos com chips da empresa.

via Fast Company, Engadget

Notas de rodapé

  • 1
    Chief executive officer, ou diretor executivo.
  • 2
    Central processing unit, ou unidade central de processamento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacBooks Pro redesenhados deverão chegar só em 2025

Próx. Post

Apple lançará iniciativa de apoio a centros de reparos independentes

Posts Relacionados