O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Mozilla lança Bespin, editor online de códigos para desenvolvimento na web

Acreditando no futuro dos ambientes online de códigos para o aumento da produtividade durante o desenvolvimento de Web apps, a Mozilla lançou ontem o Bespin, um framework online 100% extensível, destinado à criação aberta na web diretamente no topo das tecnologias de browsers com suporte a HTML 5, como o Firefox 3 e o WebKit.

Publicidade

Mozilla Bespin

Os grandes diferenciais do Bespin são a sua facilidade de uso e a sua eficiência, algo que não se encontra facilmente em seus concorrentes. Como foi construído tendo como base recursos avançados de HTML 5, ele permite uma experiência de usuário semelhante à de um aplicativo desktop, como o Adobe Dreamweaver. Além disso, ele suporta colaboração, permitindo a um usuário compartilhar código com colegas de trabalho ou suportar vários usuários trabalhando em um mesmo arquivo ou em um mesmo projeto.

Abaixo, vocês conferem um vídeo introdutório sobre o serviço:

[vimeo]http://vimeo.com/3195079[/vimeo]

Como parte do anúncio oficial, a Mozilla liberou um protótipo do Bespin (versão 0.1) para avaliação dos usuários. Pude testá-lo hoje de manhã, para formular as minhas primeiras impressões, e notei que o serviço realmente promete. No momento, ele apenas suporta os recursos básicos de edição de código online — destaque visual de sintaxe, comandos de desfazer e refazer, previsão de arquivos no próprio browser, tamanho ilimitado de arquivos, etc. –, além da importação e exportação de projetos.

Bespin no WebKit
Bespin no WebKit
Bespin no Firefox 3
Bespin no Firefox 3

Conforme você vai progredindo em seu trabalho, é possível prever o estado do seu projeto clicando no botão com ícone de planeta Terra (Preview in Browser). Abaixo, fiz uma edição bem simples em um projeto gerado automaticamente no Bespin, para vocês terem uma ideia de como ele funciona:

Exemplo do Bespin para o MacMagazine

Exemplo do Bespin para o MacMagazine no Firefox

Se você ficou interessado em conhecer o Bespin, pode se inscrever agora mesmo para conhecê-lo em detalhes e fazer testes com o protótipo atual. A Mozilla também quer ouvir seu feedback sobre o serviço, mas você pode ir além e baixar todo o seu código-fonte e corrigir bugs ou adicionar recursos. Ele requer obrigatoriamente um navegador que suporte HTML 5, ou seja, apenas o Firefox 3 ou superior e um nightly build recente do WebKit são compatíveis.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Entradas de áudio dos novos MacBooks apresentam incompatibilidade com certos fones de ouvido

Próximo Artigo

Banco Itaú lança aplicativo exclusivo para clientes Personnalité na iPhone App Store

Posts Relacionados