O melhor pedaço da Maçã.

Saiba como achar e abrir dois painéis de preferências escondidos no Mac OS X

Ícone de um prefPaneMuita gente reclama que a Apple limita opções para os usuários e impede que seu sistema e aplicativos sejam customizados do jeito que querem. Isso é verdade em boa parte, mas muito disso tem relação com a vontade da empresa de facilitar a vida da maioria dos seus consumidores, que preferem algo simples e direto, sem muitas configurações ou opções que possam complicar a sua vida.

Publicidade

Ainda assim, os hard users de verdade sabem que existem formas das mais variadas de mexer nas entranhas do Mac OS X — nem que seja via linha de comando, no Terminal. A dica que darei hoje, porém, é bem simples e não envolve nada de muito especial. Você aprenderá como adicionar dois novos painéis de preferências ao System Preferences, que, nativamente, a Apple decidiu esconder. São eles: Archives e Disk Images.

Vamos lá? 😉

Primeiro painel: Archives

prefPane Archives

Siga os passos para adicionar o painel:

  1. Abra uma nova janela do Finder.
  2. Dirija-se à pasta /System/Library/CoreServices/.
  3. Clique com o botão direito do mouse (ou com Ctrl pressionada) sobre o aplicativo Archive Utility.app e selecione “Show Package Contents”.
  4. Agora, vá à pasta /Contents/Resources/.
  5. Finalmente, basta dar um duplo-clique no Archives.prefPane para instalá-lo. O System Preferences será aberto e perguntará se você quer disponibilizar o painel apenas para o seu usuário ou para todos da máquina. Escolha o que achar mais conveniente e voilà!

Instalar prefPane usuários

Este painel serve para você configurar e customizar ações do sistema relacionadas à compactação/descompactação de arquivos. Lá, você pode definir onde quer colocar arquivos descompactados, o que fazer após descompactar um arquivo, selecionar um formato de compactação, entre outros.

Segundo painel: Disk Images

prefPane DiskImages

Siga os passos para adicionar o painel:

  1. Abra uma nova janela do Finder.
  2. Dirija-se à pasta /System/Libary/PrivateFrameworks/DiskImages.framework/Versions/A/Resources/.
  3. Dê um duplo-clique no DiskImages.prefPane para instalá-lo. O System Preferences será aberto e perguntará se você quer disponibilizar o painel apenas para o seu usuário ou para todos da máquina. Escolha o que achar mais conveniente e voilà!

O painel DiskImages serve para você definir opções relacionadas a discos virtuais (arquivos no formato .dmg), principalmente o que ele fará antes e depois de processar alguma imagem de disco.

Não quero mais!

Ok, caubói, sem problemas. Se você preferiu instalar os painéis apenas para o seu usuário, eles estarão em ~/Library/PreferencePanes/ (as gerais, por sua vez, encontram-se em /Library/PreferencePanes/). Se quiser apagar um deles, basta arrastar o arquivo .prefPane respectivo para o Lixo. As preferências definidas dentro deles serão mantidas pelo sistema — é bom lembrar.

Publicidade

Legal, né? 😉

[Via: Usingmac.com.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft confirma que abrirá lojas de varejo em cidades do mundo todo

Próx. Post

Entradas de áudio dos novos MacBooks apresentam incompatibilidade com certos fones de ouvido

Posts Relacionados