Saiba como achar e abrir dois painéis de preferências escondidos no Mac OS X

Ícone de um prefPaneMuita gente reclama que a Apple limita opções para os usuários e impede que seu sistema e aplicativos sejam customizados do jeito que querem. Isso é verdade em boa parte, mas muito disso tem relação com a vontade da empresa de facilitar a vida da maioria dos seus consumidores, que preferem algo simples e direto, sem muitas configurações ou opções que possam complicar a sua vida.

Publicidade

Ainda assim, os hard users de verdade sabem que existem formas das mais variadas de mexer nas entranhas do Mac OS X — nem que seja via linha de comando, no Terminal. A dica que darei hoje, porém, é bem simples e não envolve nada de muito especial. Você aprenderá como adicionar dois novos painéis de preferências ao System Preferences, que, nativamente, a Apple decidiu esconder. São eles: Archives e Disk Images.

Vamos lá? 😉

Primeiro painel: Archives

prefPane Archives

Siga os passos para adicionar o painel:

  1. Abra uma nova janela do Finder.
  2. Dirija-se à pasta /System/Library/CoreServices/.
  3. Clique com o botão direito do mouse (ou com Ctrl pressionada) sobre o aplicativo Archive Utility.app e selecione “Show Package Contents”.
  4. Agora, vá à pasta /Contents/Resources/.
  5. Finalmente, basta dar um duplo-clique no Archives.prefPane para instalá-lo. O System Preferences será aberto e perguntará se você quer disponibilizar o painel apenas para o seu usuário ou para todos da máquina. Escolha o que achar mais conveniente e voilà!

Instalar prefPane usuários

Este painel serve para você configurar e customizar ações do sistema relacionadas à compactação/descompactação de arquivos. Lá, você pode definir onde quer colocar arquivos descompactados, o que fazer após descompactar um arquivo, selecionar um formato de compactação, entre outros.

Segundo painel: Disk Images

prefPane DiskImages

Siga os passos para adicionar o painel:

  1. Abra uma nova janela do Finder.
  2. Dirija-se à pasta /System/Libary/PrivateFrameworks/DiskImages.framework/Versions/A/Resources/.
  3. Dê um duplo-clique no DiskImages.prefPane para instalá-lo. O System Preferences será aberto e perguntará se você quer disponibilizar o painel apenas para o seu usuário ou para todos da máquina. Escolha o que achar mais conveniente e voilà!

O painel DiskImages serve para você definir opções relacionadas a discos virtuais (arquivos no formato .dmg), principalmente o que ele fará antes e depois de processar alguma imagem de disco.

Não quero mais!

Ok, caubói, sem problemas. Se você preferiu instalar os painéis apenas para o seu usuário, eles estarão em ~/Library/PreferencePanes/ (as gerais, por sua vez, encontram-se em /Library/PreferencePanes/). Se quiser apagar um deles, basta arrastar o arquivo .prefPane respectivo para o Lixo. As preferências definidas dentro deles serão mantidas pelo sistema — é bom lembrar.

Legal, né? 😉

[Via: Usingmac.com.]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…