O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Aldeia Tecnologia lança seu primeiro aplicativo para iPhones/iPods touch, o iList Touch

Conforme prometido no início de dezembro do ano passado, a Aldeia Tecnologia anunciou hoje a disponibilidade do iList Touch, seu primeiro aplicativo para iPhones/iPods touch. O utilitário, gratuito, serve para pessoas planejarem compras, criando listas de produtos e gerenciando-os numa interface bem simples de usar.

Publicidade

“Para o desenvolvimento deste aplicativo, nossa equipe trabalhou duro para que vocês pudessem desfrutar de um app realmente profissional”, declarou Bruno Gregory, diretor de tecnologia da Aldeia. “Nos certificamos que o aplicativo seria rápido, seguro, de fácil compreensão, elegante, visivelmente agradável e completo no que se propõe. Verificamos diversos aplicativos lançados que ignoraram os padrões de usabilidade e de desenvolvimento da Apple. Desta forma, este foi outro quesito que trabalhamos minuciosamente. Todos poderão perceber na utilização do aplicativo nossos esforços.”

iList Touch no iPhone iList Touch no iPhone iList Touch no iPhone iList Touch no iPhone

O iList Touch, nesta primeira versão, já traz um banco de dados com mais de 600 produtos cadastrados, todos categorizados. Qualquer um pode, é claro, editá-los, removê-los e adicionar novos itens, sempre que for preciso. Cada produto tem um nome, descrição, foto (que pode ser usada da biblioteca ou tirada na hora com a câmera do iPhone), tipo de medida, preço e uma categoria associada.

Ao criar a sua lista ou realizar as suas compras, o usuário pode editar o preço dos produtos e a quantidade que levará para casa. No rodapé, o iList Touch mostra o total previsto para as compras da lista e o quanto já foi separado. Além disso, pode mostrar um gráfico que ilustra bem a diferença entre o planejado e o comprado.

Publicidade

Confira um vídeo de demonstração:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DogX68SmMgI[/youtube]

O Bruno me conta que, em dois momentos do desenvolvimento, ocorreram situações realmente engraçadas as quais ele gostaria de compartilhar com os leitores do MacMagazine. Com as suas próprias palavras:

Publicidade

O primeiro foi quando o aplicativo estava praticamente finalizado e, após realizarmos testes com alguns usuários, percebemos que os usuários se confundiam em quais dos três fluxos do aplicativo elas estavam, pois as telas eram muitos similares. Foi neste momento, então, que lembrei da estranha sugestão de Steve Jobs aos engenheiros do Mac OS X, quando ele propôs que os três botões das janelas fossem como um sinal de trânsito: verde, amarelo e vermelho. Creio que sei hoje como foi a reação dos engenheiros da Apple na época com Jobs, pois os membros da equipe do iList Touch reagiram da mesma forma: todos estranharam muito e não gostaram da ideia, em princípio. Porém, tal como no Mac OS X, usamos das três cores em nossos três fluxos do aplicativo, sugerindo, implicitamente, sua funcionalidade.

O segundo momento foi na tão esperada hora da criação do botão ícone da aplicação. Este foi outro momento difícil, pois queríamos agradar a todos, sejam gregos ou troianos. Novamente, me veio outra passagem de Jobs no lançamento do Mac OS X, quando em sua apresentação de lançamento ele falou que os botões do novo sistema estavam tão bonitos que todos teriam vontade de lambê-los!! 😛 Desta forma, tivemos esta definição como meta e confesso que, quando o botão ficou pronto, me segurei para não lamber meu iPhone. 🙂

Para sua versão 1.1, a Aldeia planeja recursos como: filtragem da exibição por itens não comprados ou itens não adicionados; envio da lista de compras preparada por email; relatórios apresentando valor total por categorias, item mais caro da lista, comparativo consolidado da lista preparada e da lista comprada, etc.; e envio do relatório consolidado por email. Sugestões e críticas podem (e devem!) ser enviadas para o email [email protected].

O iList Touch 1.0 é compatível com iPhones e iPods touch com o firmware 2.1 ou superior e pode ser baixado imediatamente na App Store.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Hulu decide retirar seu conteúdo do Boxee

Próximo Artigo

Pixelmator 1.4 ganha novo mecanismo de pintura e suporte para pincéis do Adobe Photoshop

Posts Relacionados