Trip Chowdhry, analista da Global Equities Research, afirma que não devemos esperar novos Macs desktop tão cedo — ao menos não lançamentos bombásticos, com grandes mudanças. Para justificar seu ponto, Trip cita a crise econômica mundial e fortes vendas do segmento de notebooks.
“Num ambiente em que ninguém está comprando nada e você lança um produto maravilhoso, é capaz que ganhe muitos ‘uaus’ e ‘ohhs’, mas que não se converterão em vendas”, afirma o analista. “E isso é um esforço desperdiçado.” Bom, se a estimativa de 2 milhões de Macs vendidos significa que “ninguém está comprando”, eu não consigo imaginar os números fora de um momento de crise.
A Wired.com lembra, porém, que a linha de Macs de mesa da Apple precisa de atualizações urgentemente. Ambos o Mac mini e o Mac Pro não recebem updates há mais de um ano, e o iMac atual já tem 10 meses de idade.
Para levar a linha de desktops da Maçã para cima, tanto Chowdhry quanto Charlie Wolf, da Needham & Company, acreditam que a empresa precisa lançar modelos totalmente renovados — principalmente com um visual exterior totalmente diferente. Todavia, os dois acreditam que 2010 seja um ano melhor para anúncios do tipo.
Chowdhry prevê que o Mac Pro e o iMac receberão pequenas atualizações até junho.