O melhor pedaço da Maçã.

Inspiração para o multi-touch do iPhone foi um piano

Wayne Westerman, engenheiro considerado o principal inventor da tecnologia multi-touch, descreve em um artigo de outubro de 2008 da Universidade de Delaware a sua inspiração para desenvolvê-la. Ele explica que suas crises de tendinite foram muito benéficas para a criação de uma superfície sensível ao toque como a que conhecemos hoje.

Publicidade

Piano no iPhone

“Eu tinha um problema ergonômico e usei-o como motivação”, disse Wayne. “Sempre pensei que tocar um piano era muito mais elegante e expressivo do que usar um teclado de computador, e por isso imaginei como seria o máximo se eu pudesse levar a energia do piano à experiência no computador.”

Westerman inicou seu projeto touchscreen como tese de doutorado na Universidade de Delaware. A tecnologia levou à fundação — junto com seu amigo John Elias — da FingerWorks, em 1998. A empresa foi adquirida pela Apple em 2005 e suas tecnologias, é claro, foram todas aplicadas no iPhone e no iPod touch.

Publicidade

Wayne é hoje um dos engenheiros sêniores da firma de Cupertino e continua trabalhando em pesquisas para desenvolvimento posterior da tecnologia multi-touch. A Apple tem contratado especialistas no assunto há bastante tempo e deixa bem claro que quer continuar avançando em tecnologias que envolvam gestos. Muito disso já foi levado aos próprios trackpads dos seus laptops, que hoje em dia suportam movimentos com até quatro dedos.

Uma das vagas listadas atualmente no site da Apple envolve um “Engenheiro de Algoritmos de Gestos”, algo que provavelmente nem sequer existia há um tempo.

[Via: MacRumors.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Unidade secreta do HTC Touch Diamond com o Windows Mobile 6.5 é roubada em Barcelona

Próx. Post

Apple descontinua Cinema Display de 20 polegadas

Posts Relacionados