O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Last.fm dedurando usuários para a RIAA? NOT!

21-last-riaaO que a Last.fm, a RIAA (conhecida por amaldiçoar o dia em que o MP3 nasceu) e o U2 têm em comum? Os três estão envolvidos numa bela fofoca.

Publicidade

Ontem mesmo, o TechCrunch divulgou um boato de que o primeiro citado estaria divulgando informações pessoais de seus usuários para o segundo, por conta do vazamento de um álbum com faixas inéditas do terceiro.

Contudo, essa pequena peça de fuxico não correu indisputada: pouco tempo depois, o Download Squad classificou a notícia como rumor, descreditando a fonte (no singular) do TechCrunch. Segundo conseguiram coletar from the horse’s mouth, nos fóruns do serviço, a Last.fm envia dados para as gravadoras como procedimento padrão, mas que não há qualquer tipo de informação pessoal ou identificadora no que é enviado.

Parando para pensar um pouco, não deixa de ser uma medida inteligente: o Last.fm coleta dados sobre o que o usuário ouve; se pintar uma faixa que não foi oficialmente lançada e vazou para o BitTorrent, BAM!, a RIAA recebe os dados do infrator de bandeja. Um esquema cretino e draconiano de invasão de privacidade, mas a letra miúda das condições de uso taí pra isso… :-/

Bem, eu não pude deixar de pensar numa consequência lógica e perturbadora dessa mistura de coleta de dados com RIAA: você já atualizou seu Genius esta semana?… Quem curte uma teoriazinha da conspiração, agora pode se refestelar!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fundadora do Lifehacker e executivo da Sony dizem não ao iPhone

Próx. Post

AirPhones transforma o seu iPhone num fone de ouvido sem fio

Posts Relacionados