O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Arquivos de interface ocultos no iPhoto ’09 sugerem novidades nos serviços de localização do iPhone OS

Uma descoberta importante feita por um programador no iPhoto ’09 sugere que os seus recursos relacionados a localizações geográfica poderão ir bem além do que a Apple planejou apenas para o aplicativo da nova suíte iLife. Arquivos ligados à interface do aplicativo — que não estão ao alcance do usuário final — sugerem que ele será capaz de se comunicar com o iPhone no plano de fundo, sincronizando dados de um histórico de localização gerado com a ajuda do seu GPS.

Publicidade

Location Browser do novo iPhoto '09?

Esses dados também poderiam ser associados com os metadados das fotos tiradas por meio dele, que depois seriam adicionadas ao iPhoto ’09. Assim, o aplicativo seria capaz de manter um histórico ainda mais organizado dos diferentes lugares que estariam registrados dentro de um evento — uma viagem, por exemplo –, através do novo modo Places. A janela acima foi obtida de um arquivo de interface do novo iPhoto, sugerindo a introdução de um novo aplicativo (“Location”) para iPhone OS, que aparenta ser capaz de transferir dados coletados do GPS do celular da Apple com a ajuda do framework Core Location para o desktop.

Não há como saber onde esses dados seriam utilizados no iPhoto ’09. A descrição da janela sugere que elas seriam associadas a eventos, porém não há como confirmar nada julgando que o recurso não é funcional e que não há um aplicativo “Location” disponível na plataforma móvel da Apple. O iPod touch utiliza dados de localização obtidos de hotspots Wi-Fi.

Publicidade

Deixando de lado o objetivo proposto por um recurso no iPhoto, uma das novidades que podem estar sendo desenvolvidas para a próxima versão da plataforma móvel da Apple é o envio de informações — em conjunto com o serviço de notificações — em plano de fundo. Assim, o aplicativo não precisaria estar ativo para enviar informações como estatísticas de uso ou mesmo dados da sua localização. No caso do uso do GPS, isso requeriria um aparelho com maior autonomia de bateria, o que pode vir no iPhone 3.0 ou até num iPod touch 3.0.

Outra possibilidade que o monitoramento e envio de informações de localização em tempo real pode trazer é a possibilidade de georeferenciar fotos tiradas com outra câmera por meio do iPhone. Assim, se ela não for capaz de gravar dados da localização onde um foto foi tirada, o envio de informações do GPS do celular da Apple para o iPhoto permitiria comparar os horários registrados pela câmera com os lugares por onde o usuário passou, completando os metadados de todos os arquivos.

Provavelmente, esses recursos ocultos no iPhoto foram incluídos como preparativos para a chegada do iPhone OS 3.0 e de um novo modelo do celular da Apple. Talvez isso não faça muito sentido agora, mas a Maçã anda tão quietinha, não é mesmo? 😉

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Konami divulga detalhes e screenshots do jogo Metal Gear Solid Touch

Próximo Artigo

Joy of Tech: o pior pesadelo de Jeff Bezos

Posts Relacionados