O melhor pedaço da Maçã.

Extensão StopTheFonts permite bloquear fontes no Safari

ALEX_UGALEK / Shutterstock.com
Close-up do ícone do Safari

Muita gente não sabe, mas as fontes que são exibidas nos sites que acessamos diariamente não estão, necessariamente, salvas em nossas máquinas — a maioria delas são carregadas de bancos de fontes online, como o Google Fonts.

Publicidade

Isso certamente não é motivo de preocupação para a maioria das pessoas, mas alguns motivos podem querer fazer alguém se livrar de fontes da web, como por exemplo para acelerar o carregamento das páginas ou por questões de privacidade — quando são carregadas, elas acabam expondo o endereço de IP do usuário (possivelmente, até outras informações) para terceiros.

Por muito tempo, não existia — pelo menos, não amplamente conhecida — alguma maneira de bloquear o carregamento de fontes da web no Safari por padrão, o que levou o desenvolvedor Jeff Johnson a criar uma extensão para o navegador da Apple especificamente com essa finalidade.

Com funcionamento bastante simples, a StopTheFonts permite bloquear todas as fontes da web por padrão em seu uso mais simples ou até mesmo aplicar regras específicas tanto para fontes quanto para sites.

Publicidade

Enquanto no primeiro caso o usuário especifica a URL da fonte que ele deseja bloquear em todos os sites, no segundo ele especifica a URL de determinado site para que todas as web fonts sejam bloqueadas (ou permitidas) naquele domínio.

Caso você tenha se interessado, a extensão está disponível para compra na App Store por R$15 e funciona no Safari para macOS, iOS e iPadOS.


Ícone do app StopTheFonts
StopTheFonts de Jeff Johnson
Compatível com MacsCompatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.2 (5.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
R$ 14,90Badge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple ensina a configurar Watch e recurso polêmico dos iPhones

Próx. Post

Apple abrirá primeiras lojas na Índia na próxima semana

Posts Relacionados