O melhor pedaço da Maçã.

Dicas, truques, macetes, soluções para incompatibilidades e configurações escondidas do Safari 4 Public Beta

Ícone do Safari 5

Safari 4Estamos na era da informação, numa época em que tudo corre mais rápido do que podemos acompanhar. Pouco mais de um dia após o lançamento do Safari 4 Public Beta, trazemos aqui uma compilação de muitas dicas, truques, macetes, soluções para incompatibilidades e configurações escondidas na nova versão do navegador para todos vocês.

Publicidade

Use-as com moderação. 🙂

Não gostou da barra de abas lá em cima?

Como toda grande mudança, levar as abas do Safari para o topo da janela (à la Google Chrome) agradou a muitos, porém desagradou a bastante gente, também. Além de ser uma alteração drástica na interface do navegador, ela traz algumas particularidades:

  • As abas agora ocupam sempre toda a largura do navegador, ao invés de terem uma largura fixa. Visualmente é até bacana, porém não é muito bom para usabilidade. A pessoa tem que mover mais o cursor do mouse para chegar onde quer.
  • Para mudar a ordem de abas ou jogá-las numa nova janela, não basta agora clicar e arrastar. É preciso clicar exatamente no ícone com tracinhos diagonais no canto direito — que, por sinal, se parecem muito com o canto inferior direito das janelas do sistema, que serve na verdade para redimensioná-las.
  • Ganha-se um pouco de espaço vertical com a mudança, mas por outro lado há quem realmente prefira a implementação anterior.

Não há motivo para pânico. Abra o Terminal e digite o seguinte comando:

Publicidade
[code lang=”c”]defaults write com.apple.Safari DebugSafari4TabBarIsOnTop -bool NO[/code]

Agora, feche o Terminal e reinicie o Safari. Pronto! Abas no lugar de origem! 🙂 E, se quiser reverter ao visual padrão do Safari 4 Public Beta, basta realizar o mesmo procedimento acima, trocando NO por YES.

Trazer de volta a barra de progresso azul embaixo da URL

Mais uma mudança que irritou muita gente. Não se preocupe, digite agora ambos os comandos abaixo no Terminal, da mesma forma que expliquei na dica acima:

Publicidade
[code language=”c++”]defaults write com.apple.Safari DebugSafari4IncludeToolbarRedesign -bool NO<br />
defaults write com.apple.Safari DebugSafari4LoadProgressStyle -bool NO[/code]

Definindo os dois para NO traz o comportamento/visual antigo da barra de volta ao Safari. Para reverter ao formato padrão do Safari 4 Public Beta (indicador de progresso circular no canto direito da barra de endereços), alterne ambos para YES.

Desligando os menus de sugestão de palavras-chave

O Safari 4 Public Beta traz agora sugestões inteligentes e automatizadas, tanto na sua barra de endereços quanto na barra de buscas do Google. Se você não gostou disso, é possível desligá-las:

[code lang=”c”]defaults write com.apple.Safari DebugSafari4IncludeFancyURLCompletionList -bool NO<br />
defaults write com.apple.Safari DebugSafari4IncludeGoogleSuggest -bool NO[/code]

Definindo o “Top Sites” como página inicial (e como desligá-lo)

O Safari 4 Public Beta já vem definido por padrão para abrir novas abas e janelas no novo recurso “Top Sites”, porém você pode optar para que a sua página inicial (homepage) também vá para lá. Assim, quando clicar na casinha ou usar o atalho Command + Shift + H, também terá acesso às miniaturas dos seus sites mais visitados.

Top Sites como homepage

Para isso, abra as preferências do navegador e, no campo “Home page”, digite topsites://, tal como na screenshot acima.

Publicidade

Por outro lado, se você detestou o recurso, é possível desligá-lo com um simples comando do Terminal:

[code lang=”c”]defaults write com.apple.Safari DebugSafari4IncludeTopSites -bool NO[/code]

[Dica do Fabio Fiss, obrigado!]

Incompatibilidade com o 1Password

Ícone do 1PasswordO gerenciador de senhas para o Mac OS X e iPhone também se tornou incompatível na nova versão do browser da Apple. Prontamente, o CrunchGear postou um mini-tutorial explicando como resolver o conflito, porém não demorou muito para a Agile Web Solutions soltar um update nos seus servidores que resolve a incompatibilidade do 1Password com o Safari 4 Public Beta.

Quem tiver o software instalado pode fazer agora a atualização para a versão 2.9.9.BETA-10/7363, que também traz melhorias na importação de dados tanto do Safari quanto do Firefox. Caso ela não apareça para download, certifique-se de informar ao programa que você também quer ser informado de updates beta nas suas preferências.

Este tópico dos fóruns de suporte do produto traz mais detalhes.

Incompatibilidade com o Glims

O Glims, pacote de funcionalidades adicionais para o Safari desenvolvido pela MacHangout, tornou-se incompatível após o lançamento da versão 4.0 Beta. Inicialmente a Apple sugeriu que o add-on fosse desinstalado, porém a desenvolvedora liberou hoje a sua versão 1.0 build 13 que, entre outras coisas, resolve o conflito.

Glims no Safari

Incompatibilidade com o GrowlMail

O sistema de notificações GrowlMail também não funciona, ainda, com o Safari 4 Public Beta. Num artigo de suporte, a Apple explica que usuários do navegador rodando o GrowlMail no Mac OS X 10.5.6 podem ter problemas de instabilidade com o Mail. Na falta de um update, a solução atual é desinstalá-lo:

  1. No Finder, selecione o menu Go » Go to Folder.
  2. Copie e cole o seguinte caminho: ~/Library/Mail/Bundles
  3. Remova todos os plugins Growl da pasta que se abre.

Growl

Pronto, agora você poderá voltar a usar o Mail sem problemas.

O site Safari 4 Beta também traz uma solução temporária, mas eu não sei dizer se ela realmente funciona. No Terminal, digite o seguinte comando:

[code lang=”c”]defaults write com.apple.mail GMSummaryMode -int 2[/code]

Teoricamente, tudo deverá funcionar perfeitamente após isso.

. . .

Você tem alguma dica que não comentamos aqui? Compartilhe-a nos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe atualiza Flash Player para Mac, Linux e Windows

Próx. Post

Google une-se à União Europeia contra a Microsoft

Posts Relacionados