O melhor pedaço da Maçã.

Fim da farra: Apple tira do ar apps que liberam Emojis :(

11-emojifun03Inicialmente colocado como um recurso exclusivo para os japoneses, os caracteres conhecidos como Emoji (nome que tem tudo a ver com kanji) surpreenderam o mundo com sua fofura e bizarrice — assim como quase tudo o que é cultura pop japonesa. Não demorou para vermos formas e mais formas de desbloqueá-los fora da Terra do Sol Nascente. E esses métodos iam desde hacks complicados para aparelhos jailbroken até apps oficiais para os n00bs usuários menos aventureiros — eu, inclusive.

Publicidade

Só que a farra acabou: a Apple acaba de tornar oficial uma política de tolerância zero para apps que liberem Emoji, seja essa sua função principal ou um mero efeito colateral. O EmotiFun! se enquadrava no primeiro caso e não durou muito tempo na iPhone App Store. Talvez um dos mais famosos no segundo grupo seja o Typing Genius (link para a App Store), mas, para apps como este, o banimento total não ocorrerá do dia para a noite, felizmente. A Apple deu um ultimato e todos os programinhas que liberarem Emoji “por baixo dos panos” deverão ser imediatamente atualizados, removendo essa funcionalidade.

Mas por quê? Emoji é fofo, é legal! A resposta pode estar na palavra “consistência”. Se você também instalou alguma coisa que libera o teclado japonês com as imagenzinhas bonitinhas, já deve tê-las usado para adicionar mais graça a contatos, anotações, emails, eventos na agenda e SMS… mas o que acontece com as figurinhas, quando elas vão para além das fronteiras da iPhone OS 2.2 Land?

Emoji no iCal
Era pra haver bandeiras da Alemanha aqui…

A bela vira fera e as carinhas risonhas viram bichos-papões! Como aquele coração que você colocou numa SMS pro amor da sua vida ou uma bandeira na anotação das suas aulas de língua estrangeira serão interpretados por aí, é um mistério, quase uma roleta-russa. E talvez a Apple tenha tomado o cuidado para fazer com que a confusão não se estabelecesse do lado de cá do mundo, onde somos chatos e usamos sinais de pontuação para expressar nossos sentimentos.

Publicidade

Mas fica uma pergunta no ar: você, leitor do MacMagazine que vive no Japão e usa o Leopard em japonês, como vê Emoji em emails, no iCal ou em SMSs de outros telefones? Deixe a resposta nos comentários (com Emoji, se possível). 😉

[Via: Gizmodo.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba por que os japoneses detestam o iPhone

Próx. Post

Último update do MobileMe finalmente implementou push no serviço

Posts Relacionados