O melhor pedaço da Maçã.

Muita coisa ainda pode melhorar no iPhone; confira algumas delas

O iPhone é sucesso no mundo todo (ok, talvez não no Japão). A indústria de telefonia móvel cada vez mais comprova isso, lançando mais e mais telefones inspirados no aparelho da Apple.

Publicidade

Mesmo ostentando o posto de telefone mais revolucionário, o iPhone possui muitas falhas — afinal, ele foi projetado por humanos. A maioria delas você pode encontrar no site PleaseFixTheiPhone — no momento que escrevo este artigo, as três principais reclamações são: multitarefa, MMS e copy & paste, assuntos mais do que comentados por nós aqui no MacMagazine.

Algumas, porém, destacadas em um artigo do MobileCrunch, chamaram nossa atenção. Resolvi juntar as “reclamações” do autor com algumas minhas. São tão óbvias que me pergunto como a Apple deixou de implementá-las — mas o bom disso tudo é que basta uma atualização de software para que o problema seja resolvido. Confira abaixo:

Mensagens de textos (SMS) longas são divididas e não existe nenhuma indicação para isso

Mensagens de texto no iPhone, assim como na maioria dos telefones celulares, suportam “apenas” 160 caracteres (praticamente um Twitter)!

Publicidade

Se você resolve escrever uma mensagem um pouco mais longa, o iPhone dividirá sua mensagem em duas. O problema disso? Bem, sua mensagem será partida e não necessariamente chegará na ordem que você queria, o que provavelmente distorcerá a informação. Vejamos a mensagem abaixo como exemplo:

Oi, já cheguei do trabalho. Estou me arrumando e daqui a 10 minutos vou sair de casa. Me encontre na Apple Retail Store que acabou de abrir do lado da casa do João! Não esqueça de levar o MacBook Pro. Abraços.

A mensagem acima possui 209 caracteres. Ao apertar o botão de enviar, ela pode ser dividida no caractere 160 (que seria a letra “J”, da palavra João). Além, disso, a segunda parte da mensagem pode chegar na frente da primeira. Neste caso, o destinatário da mensagem receberia a informação da seguinte forma:

Publicidade

oão! Não esqueça de levar o MacBook Pro. Abraços.

…e depois (Deus sabe quando):

Oi, já cheguei do trabalho. Estou me arrumando e daqui a 10 minutos vou sair de casa. Me encontre na Apple Retail Store que acabou de abrir do lado da casa do J

Chato, né? E ainda existe outro problema nisso tudo. Se isso acontecer, obviamente a operadora vai lhe cobrar duas mensagens. Se você não tem um plano ilimitado de SMS — aqui no Brasil é bem difícil ter um —, isso pode se tornar um problema. Convenhamos, você não é maluco de ficar contando os caracteres da SMS para ver se ultrapassou 160, ou será que é? 😛

Inconsistência na interface do usuário

No aplicativo Calendário, o botão de adicionar um novo evento fica à direita, na parte superior. Para mandar uma mensagem de texto (SMS), o botão está localizado no mesmo lugar (à direta, na parte superior). Já no aplicativo Mail… bem, para mandar um email o botão também está à direita, porém, na parte inferior.

UI iPhone

Claro que é somente um detalhe dentro da interface do iPhone. Mas, se não me engano, a Apple é a empresa do detalhe — quem ganhou/leu o livro “A cabeça de Steve Jobs” tem obrigação de saber disso! 😛

Publicidade

Ao fixar o botão em um lugar, a Apple faz com que o usuário, inconscientemente, saiba que ali (no caso à direita, parte superior) está o botão de adicionar novas entradas. Ao não fazer isso, ela faz com que o usuário não se acostume com um único local para entradas e, consequentemente, tenha que “procurar” na tela do iPhone onde está o bendito botão.

Email e iPod não possuem busca integrada

Acredito que muitas pessoas, assim como eu, recebem centenas de emails diariamente (trabalho, listas, emails pessoais, etc.) e possuam uma grande dificuldade para achar um email específico dentre muitos, quando se está usando o iPhone para isso.

A tarefa de procurar um email no iPhone não é das mais simples. Quer um exemplo? Seu chefe sabe que você é um macmaníaco e está pedindo ajuda na instalação do Time Capsule da casa dele. Você está aguardando o email dele com detalhes das dúvidas e, obviamente, sabe que o “tema” do email é Time Capsule. Ao checar a sua caixa de entrada, ela está com nada mais nada menos que 114 emails. Você quer digitar a palavra “Time Capsule” na busca para facilitar, como faz no Mail do Mac OS X, mas infelizmente essa opção não existe no iPhone.

Não seria simples? Pois é. Mas, em vez disso, você terá que navegar pelos 114 emails, apertando Load More Messages

Busca no iPodO mesmo aplica-se ao iPod. Hoje eu possuo 1.356 músicas no meu iPhone. Supondo que eu queira ouvir uma determinada música (a do novo comercial da Apple, por exemplo), tudo que eu preciso fazer é digitar algumas palavras na busca (o nome da música por exemplo: “No You Girls”). É, mas infelizmente a Apple não permite isso.

O meu iPod classic (quinta geração) é velhinho, seu software é bem antigo e mesmo assim possui um sistema de busca integrado. Por que diabos o iPhone (a galinha dos ovos de ouro da Apple) não possui?

Email não possui filtro de regras

Outra coisa que me incomoda bastante: no iPhone não existem as regras de email existentes no aplicativo Mail, do Mac OS X. Quer mais um exemplo prático de como isso ajudaria?

Supondo que eu fique um dia inteiro sem checar meu email (lembrando que eu recebo centenas de emails diariamente, como mencionei acima). Minha caixa fica bastante cheia em minutos. Se eu abrir o Mail (do Mac OS X), depois de alguns segundos as mensagens vão para suas respectivas pastas (graças às regras), o que facilita muito na hora de procurar e ler somente determinados emails. Agora, vai fazer isso no iPhone! Todos os emails juntos, na caixa de entrada, sem nenhum tipo de divisão ou marcação… ô, coisa chata!

Não digo que a Apple deva implementar um campo de criação e customização de regras, mas já que o MobileMe sincroniza as regras estabelecidas no Mail (do Mac OS X), porque não aplicá-las no iPhone quando este está recebendo novas mensagens? Seria perfeito!

Sincronização MobileMe

Apenas uma forma de mandar fotos por email

Email PhotoHoje eu estou prático, por isso, novamente, vou exemplificar: você acabou de chegar em Nova York e está passeando pela Fifth Avenue. Saca seu iPhone do bolso e começa a escrever um email para seus pais com o intuito de informar que está tudo bem, que você chegou inteiro depois de mais de 10 horas de voo e que, graças a Deus, não pousou no Rio Hudson!

Tudo muito bom, tudo muito bem. Você escreveu algumas linhas de email e ele está quase pronto para ser enviado. Aí, você lembra que tirou uma bela foto do cubo de vidro da Apple (Apple Retail Store Fifth Avenue) e quer ilustrar sua mensagem com ela (como faria em qualquer outro aplicativo de email).

FAIL, já era! Ou você manda o email sem a foto, ou terá que começar a digitar tudo de novo. Isso porque o iPhone só suporta uma única forma de enviar foto por email: apertando o botão de enviar a foto por email dentro do aplicativo Foto (Photos).

Se ao menos houvesse o copy & paste, seu trabalho seria menor. Você poderia copiar o texto do email, cancelá-lo, abrir o aplicativo Foto, enviar a foto por email e editá-lo, colando o texto — não é o mundo ideal, mas ajudaria bastante. Mas nem isso é possível. 🙁

Gestos inconstantes

A Apple adora mostrar em seus comerciais que o iPhone é o telefone mais prático, fácil e intuitivo de se usar, graças à tecnologia multi-touch — até nós do terceiro mundo presenciamos esses famosos comerciais! Convenhamos, mostrar uma pessoa navegando entre suas fotos ou entre sua biblioteca digital apenas arrastando o dedo da direita para a esquerda é muito legal! É que nós já nos acostumamos, mas pare e pense nisso…

Mas a verdade é que a Apple não usa essa tecnologia em todos os cantos do iPhone. Claro, se quiser fazer isso para trocar fotos ou navegar pelas suas músicas você conseguirá. Mas tente fazer isso para trocar os dias do calendário, navegar entre as suas anotações ou entre seus emails. Impossível. Por que a Apple não implementou esses gestos em todos os cantos possíveis? Seria bacana.

Atalhos para modo avião, Wi-Fi, Bluetooth, 3G, etc.

Taí uma coisa que me irrita muito no iPhone: bateria. E uma coisa que você pode fazer para ela durar mais é desligar alguns recursos (como esses que citados acima).

Supondo que você esteja na Tela Inicial (Home Screen) do iPhone, você consegue desativar o 3G com quatro cliques; Wi-Fi, com três. Mas não seria muito melhor colocar um atalho para esses alterações na Tela Inicial do iPhone? Você pode achar um absurdo uma pessoa reclamar disso, mas, depois de algumas vezes desligando e ligando o 3G ou o Wi-Fi, você entenderá o que estou dizendo…

Claro que não é todo mundo que precisa disso, mas por que a Apple não implementa a possibilidade de criarmos atalhos para funções? Afinal, ela já deixa criarmos atalhos para páginas na internet.

Arrumando seus aplicativos

Hoje, a única forma de arrumar a Tela Inicial do iPhone é clicando em um aplicativo e esperando alguns segundos. A tela começará a tremer e você poderá arrastar e soltar os ícones, arrumando-os da forma que melhor lhe convir.

Fazer isso com dois ou três ícones é legal, mas se você quiser arrumar todos seus aplicativos em ordem alfabética, por exemplo, prepare-se para sofrer!

Uma alternativa para isso seria o novo conceito de gerenciamento de aplicativos através do iTunes. Já falamos dele aqui no MacMagazine, mas não custa abordar o assunto novamente:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-wfv0OJ1oMQ[/youtube]

Temas customizáveis

A Apple é bem rígida com o que você pode colocar dentro do seu iPhone. Não é à toa que diversos aplicativos já foram bloqueados por ela e não fazem parte da grande oferta disponível na App Store.

Quando se trata de customização, o iPhone não oferece praticamente nada ao usuário. A única coisa que você pode customizar é o papel de parede (que é mostrado rapidamente quando você está “acordando”/desbloqueando o telefone). Tirando isso, nada pode ser feito (isso se você não aplicar o jailbreak, é claro).

No Mac OS X é possível trocar o tema facilmente. Para isso, basta usar alguns programas como Architect ou Magnifique. Já no iPhone… impossível.

A Apple não poderia permitir aplicativos na App Store para troca de temas? Por que não faturar mais “alguns trocados” com esse tipo de categoria dentro da loja?

Alguns exemplos de tema para iPhone
Alguns exemplos de tema para iPhone

E você, o que acha que a Apple pode fazer para melhorar o iPhone? Amplie essa lista nos comentários deste artigo! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Photo Keys é um controle remoto do Adobe Photoshop para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Fatia de mercado da Apple cai um pouco em fevereiro, diz Net Applications

Posts Relacionados