O melhor pedaço da Maçã.

Com a chegada do Mountain Lion, antigo sistema (OS X Lion) some da Mac App Store [atualizado]

Ícone - OS X Mountain Lion

Muitos usuários já correram e atualizaram seus Macs para o OS X Mountain Lion, novo sistema operacional desktop da Apple, lançado hoje pela empresa. Agora que a poeira está abaixando, algumas questões sobre a distribuição exclusiva pela Mac App Store surgiram.

Publicidade

Mountain Lion na Mac App Store

Pense no seguinte cenário (bem plausível): você tem dois Macs, um desktop e um notebook — ambos rodando o Snow Leopard. Com a novidade de hoje, você se animou todo e resolveu migrar de uma vez por todas para o novo sistema, querendo aproveitar o iCloud e todas as demais novidades. Como apenas uma licença pode ser utilizada em diversas máquinas, você gastou apenas US$20 para equipar seus dois Macs com o Mountain Lion. Só que você não leu o nosso artigo informando os requerimentos mínimos do novo sistema e não percebeu que seu iMac é incompatível com ele.

Chato, né? Mas como você quer aproveitar o iCloud e tudo mais, resolve que vai migrar o iMac para o OS X Lion. É aí que entra o problema: com a chegada do Mountain Lion, o sistema anterior desapareceu da loja, ou seja, você não poderá mais sair do Snow Leopard, um sistema incompatível com o iCloud.

Publicidade

Outra situação chata: se você rodava o OS X Lion e migrou para o Mountain Lion, também verá que a versão 10.7 do sistema não é mais listada nos seus itens comprados na Mac App Store. Caso você não curta o novo felino, na teoria não tem como voltar atrás e reinstalar o Lion. Isso mesmo, eu disse na teoria, pois sempre tem um jeitinho. 😛

Ícone - OS X 10.7 Lion

Segundo a Macworld, basta você clicar na aba Comprados (Purchased) com a tecla Option pressionada que o OS X Lion vai aparecer. Aí é só fazer o download do instalador e voltar para o antigo sistema. Vale notar também que, após a instalação, o instalador é automaticamente apagado. Se você quiser guardá-lo (seja do Lion ou do Mountain Lion), após terminar o download e antes de prosseguir com a instalação vá até a pasta /Applications/, clique com o botão direto em cima do instalador e escolha a opção Duplicar (Duplicate).

Publicidade

Pronto, seu OS X está guardado localmente e você poderá utilizá-lo como/quando bem entender. 😉

Atualização

Conforme alguns leitores informaram, o OS X Lion aparece, sim, na lista de itens comprados. Contudo, ao tentar fazer o download, a seguinte mensagem aparece:

OS X Lion nos itens comprados da Mac App Store

Como o OS X Mountain Lion está instalado na máquina — uma versão superior ao Lion —, o download não é permitido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Suítes Office para Mac 2008 e 2011 já estão compatíveis com o OS X Mountain Lion

Próx. Post

Saiba mais sobre o recurso Power Nap, presente no OS X Mountain Lion

Posts Relacionados