A Apple já escondeu um computador inteiro atrás do monitor — lembro até de um “causo” em que uma batida policial foi frustrada porque “o meliante levou todos os computadores, deixando só as telas”; sim, eram iMacs. Agora, que tal esconder um computador embaixo do teclado? Foi isso o que a ASUS fez no Eee Keyboard.
Por trás destas inocentes teclas “chiclet” há um processador Atom de 1,6GHz, 1GB de RAM, memória de 16 ou 32GB, antena Wi-Fi e Bluetooth. Conexão é o que você procura? Pois o Eee Keyboard oferece beeem mais que um MacBook Air: uma porta HDMI, duas portas USB 2.0, saída VGA, entrada e saída de áudio e, no modelo topo de linha, HDMI sem fio. Para servir como cereja no topo, à direita do teclado QWERTY há uma tela OLED de 5 polegadas (resolução de 800×480 pixels) sensível ao toque — praticamente meu sonho dourado de “teclado + trackpad”, só que melhorado.
Com estas características, não é de se esperar que este aparelho seja um substituto para um iMac de 24″: o objetivo deste tecladão turbinado é servir de PC para seu home theater, algo que você use para navegar pela internet sem ter que sair da sala de estar — ou do sofá, já que há um modelo sem fio. Dadas as opções de armazenamento, não dá pra esperar muito que ele atue como um digital center, com todos os seus filmes e músicas… ou sim, se você tiver uma coleção tão grande quanto a minha. Ainda estou tentando mudar isso…
Com disponibilidade prevista para algo entre maio e junho, custando de US$400 (modelo básico) a US$600 (modelo sem fio), o Eee Keyboard é uma nova forma de olhar para o desktop all-in-one. Devo dizer que ele acerta em cheio numa série de pontos e pode até lançar uma nova moda, mas uma coisa me deixa com a pulga atrás da orelha: que sistema operacional vai rodar nessa beleza? Windows Mobile ou algum OS da ASUS? Enfim, se fosse só o “teclado + trackpad”, eu comprava, principalmente porque a telinha podia servir de teclado numérico em meus momentos “preencher planilhas enormes”!
O bom da miniaturização dos componentes é que esse tipo de coisa, antes impossível, vai virando realidade. Mal posso esperar pelo dia em que esconderem o computador inteiro dentro de um mouse…
[Via: Gizmodo.]