A NVIDIA aproveitou mais um dia de CeBIT 2009 para o lançamento de quatro novas GPUs GeForce da sua linha, duas na série GTS 100M e mais duas para a GTX 200M. Os novos modelos se destacam por oferecer desempenho ainda maior que as atuais placas gráficas da série 9000, além de serem destinadas para portáteis.
No topo de linha, as novas GeForce GTX 260M e GTX 280M são versões atualizadas da 9800M, utilizando refinamentos no seu processo de construção que garantem performance 50% superior na maioria nas tarefas intensas sem aumento no consumo de energia. As duas suportam ainda tecnologias como SLI — para aumentar a performance gráfica do computador usando duas placas — e Hybrid SLI — para migrar para um chipset integrado em situações de economia de energia sem ocasionar uma perda enorme na qualidade visual.
Essas duas GPUs são diferentes uma da outra em dois aspectos: complexidade de processamento — 112 núcleos de processamento gráfico na GTX 260M contra 128 na 280M — e velocidade de clock — 1,375GHz na GTX 260M contra 1,463GHz na 280M. Ambas são adequadas para portáteis de alto desempenho, como é o caso dos MacBooks Pro, mas não há como saber se elas seriam usadas logo de cara em uma próxima atualização de portáteis da Apple.
Para os modelos ultra-leves e de baixo custo, a NVIDIA trouxe ao mercado as novas GeForce GTS 150M e GTS 160M. Ambas ainda contam com um chipset modesto — 64 núcleos de processamento gráfico de alta performance –, porém diferenciam-se na velocidade de clock: 1GHz para a GTX 150M contra 1,5GHz na 160M. No caso da Apple, elas são indicadas para o MacBook e para o MacBook Air, porém no segundo caso ainda poderiam ser observados problemas com consumo de energia.
Já que Apple atualizou a sua linha de desktops hoje, talvez pudesse ter feito o mesmo com maior poder gráfico para todos os seus portáteis, não?