O melhor pedaço da Maçã.

Agência antitruste da Austrália também investigará políticas da App Store (e do Google Play)

ymgerman / Shutterstock.com
Dedo tocando ícone da App Store

A Austrália se tornou o último país a iniciar uma investigação sobre as políticas da App Store e do Google Play depois que a agência reguladora do país, a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (Australian Competition and Consumer Commission, ou ACCC), levantou suspeitas de comportamento anticompetitivo nas lojas de aplicativos da Apple e do Google.

Publicidade

Em um comunicado divulgado nesta manhã, a ACCC informou que está analisando o uso e o compartilhamento de dados por aplicativos, como competição entre as lojas de aplicativos da Apple e do Google se dá, e se as cobranças envolvendo apps devem ser mais transparentes.

Além disso, o órgão quer saber se a Apple e o Google “vinculam ou agrupam seus próprios produtos e serviços” e como esse tipo de prática afeta consumidores e desenvolvedores. Nesse sentido, eles alegam que a capacidade de os desenvolvedores de apps competirem com as gigantes de tecnologia nesse cenário é comprometida, como explicado pela vice-presidente do ACCC, Delia Rickard:

Queremos saber mais sobre o mercado de aplicativos móveis na Austrália, incluindo o quão transparente e eficaz ele é, tanto para os consumidores quanto para aqueles que operam nele. Também vamos nos concentrar na extensão da competição entre as principais lojas de aplicativos online e como elas competem pelas vendas de apps com outros fornecedores.

A investigação fará parte de um inquérito extenso, o qual contará com a participação de consumidores e desenvolvedores de ambas as lojas de aplicativos. Os participantes têm até o dia 2 de outubro para enviar seus depoimentos/opiniões, com a conclusão da ACCC esperada para março de 2021.

Publicidade

Com dissemos, a Austrália é o último país a focalizar nas políticas da App Store, sendo que a plataforma também segue sendo investigada em outros países, como Estados Unidos, Alemanha, Rússia e Coreia do Sul.

via iTnews

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple se posiciona sobre novas leis em Hong Kong acerca do envio de dados para o governo

Próx. Post

Apple ainda estaria interessada em implantar o Touch ID sob a tela de iPhones

Posts Relacionados