O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Confira benchmarks do novo Mac mini e mais detalhes sobre a performance do novo iMac

Será que o hardware dos novos desktops da Apple é mais rápido em todos os aspectos? Bom, os primeiros benchmarks comparando o novo iMac com os modelos antigos não resultaram em fortes mudanças por parte do seu processador — de fato, ele chega até a ser inferior que o modelo de abril de 2008 em alguns casos. Hoje, porém, o Primate Labs concluiu os testes de benchmark com o novo Mac mini e, apesar de as diferenças não serem tão grandes, ele é o mais rápido lançado até hoje.

Publicidade

Mac mini e LED Cinema Display

Os resultados dos testes, obtidos por meio do Geekbench, foram comparados com diferentes modelos antigos. Para os que não conhecem o funcionamento deste aplicativo de testes, ele atribui uma nota padrão (1.000 pontos, calculado com base em um Power Mac G5 de 1,6GHz) e compara essa nota com a obtida pelo sistema que está sendo testado. A depender da pontuação dele, o Geekbench classifica os dados adequadamente, do melhor para o pior. No caso do Mac mini, o comparativo geral entre as versões ficou assim:

Benchmarks do novo Mac mini

Como é possível observar acima, a nova máquina atingiu 2.768 pontos no Geekbench — um número consideravelmente bom para o teste, porém não muito melhor que o modelo atual (apenas 7% maior). Julgando que os processadores continuaram os mesmos, isso não chega a espantar muito, até no caso do novo iMac, cuja atualização de processador não produziu resultados tão relevantes a ponto de justificar a compra.

iMac

No entanto, os testes com o Geekbench não levam em consideração a performance da placa de vídeo. No caso dos novos desktops da Apple, a principal mudança foi a adoção de GPUs aprimoradas na NVIDIA. No caso do Mac mini, a mudança a partir dos gráficos integrados da Intel trouxe uma performance cinco vezes maior em tarefas intensas, como jogos ou edições no iMovie. Contribui, ainda, para aliviar a pressão sobre a memória da máquina, apesar de ela ainda existir devido à placa gráfica ser integrada. No caso do novo iMac, a diferença de desempenho chega a ser seis vezes maior (!) com a GPU ATI Radeon 4870, a nova topo de linha do iMac. Porém, mesmo com a GPU básica (NVIDIA GeForce 9400M), é possível ver melhoras no desempenho gráfico (2,3 vezes maior, segundo a Apple).

Na minha opinião, esses lançamentos complementam a preparação da linha de Macs para o Mac OS X Snow Leopard. O que é prometido pela Apple para o seu novo sistema poderá ser aproveitado por qualquer um que adquirir uma dessas novas máquinas. Porém, é bom lembrar que 2009 ainda está começando… 🙂

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Tutorial básico: criando uma conta padrão no Mac OS X Leopard

Próximo Artigo

FileAid, gerenciador de arquivos para iPhones/iPods touch, gratuito na App Store por tempo limitado!

Posts Relacionados