O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Desenvolvendo no Mac (Parte 2)

SDK do iPhoneParte 2!? Exatamente! Estamos de volta com a série que comecei sobre o desenvolvimento de apps para iPhones e iPods touch. Peço desculpas pela demora para a segunda parte, mas as próximas etapas me exigiram certas pesquisas, e eu quero ser o mais informativo que puder. Vamos lá? 😉

Publicidade

No artigo anterior, falamos sobre qual seria a melhor opção de hardware para começar a desenvolver no Mac. E, com o lançamento dos novos modelos, fico esperançoso que novos usuários venham para a plataforma.

Baixe o iPhone SDK

Esta etapa é a mais simples de todas as oito: basta ir ao site da Apple para baixar o iPhone SDK — kit de desenvolvimento de software —, que é gratuito. Seguindo o link, você encontrará a página do iPhone Dev Center, onde, além da opção de download, você terá acesso a um preview do que está disponível para os interessados que se cadastrarem junto à Apple: vídeos ilustrativos, vasta documentação e exemplos de códigos que serão úteis no aprendizado.

Mas é à direita da página que você precisa se ater no momento. Clicando para baixar o iPhone SDK, você será redirecionado para mais uma página intermediária em que a Apple procura reforçar o que vai lhe disponibilizar e o que você encontrará dentro do kit: o Xcode — ambiente e editor de desenvolvimento —, o iPhone Simulator — que será usado para simular e testar suas futuras criações (nem todo mundo tem o iPhone ou o iPod touch) —, o Instruments — que será usado para coletar e comparar informações sobre sua aplicação — e o Interface Builder — cuja função o nome já diz, um construtor de interfaces. 😉

7-iphonesdk-download

Embora o link diga que o SDK está ao alcance de um clique, a Apple ainda lhe pedirá para criar uma ID, caso você não a tenha. É um formulário rápido de ser preenchido e irá finalmente lhe dará o acesso a todas as ferramentas que usaremos no futuro.

7-iphone-devcenter

Depois de logado, você voltará ao Dev Center, onde desta vez todos os links estarão funcionais. Nem perca tempo lendo outras coisas agora, baixe logo o iPhone SDK OS 2.2.1 (1,79GB), pois, mesmo que você seja um felizardo com um link de 10Mbps, o download vai levar um tempinho, então continue lendo, ou vá fazer um lanche. Após o término, instale e espere pelo nosso próximo artigo da série.

Alerta aos desenvolvedores: renove o contrato com a Apple/App Store!

Quem aderiu ao desenvolvimento de aplicações para o iPhone em março do ano passado, logo após a liberação do uso de aplicativos de terceiros no dispositivo, deve estar atento à renovação do seu contrato.

Pessoas familiares com contratos da Apple estão acostumadas a serem avisadas 90 dias antes de o contrato expirar. Por alguma razão ainda desconhecida, isso não aconteceu com os contratos relativos ao desenvolvimento de aplicativos da iPhone App Store.

O contrato do exemplo expira esse mês, mas sem a opção de renovação
O contrato do exemplo expira esse mês, mas sem a opção de renovação

Erica Sadun, do site Ars Technica, procurou investigar o que poderia estar acontecendo e foi instruída a contatá-los através do email [email protected]. Em resposta, o iTunes Connect disse: “Por favor siga o link ‘Contact Us’ no iTunes Connect. O ‘devprograms’ deverá lhe assistir no processo.”

O que pode acontecer nesse meio tempo é o desaparecimento de vários aplicativos que não se tornaram sucesso de vendas. Se alguém tiver alguma informação adicional, por favor, compartilhe-a conosco.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Palhaçada: Hulu bloqueia acesso do Boxee ao seu RSS

Próximo Artigo

Jogo PopBlocks chega à iPhone App Store brasileira

Posts Relacionados