Próxima turnê do U2 será patrocinada pela Research In Motion

Em uma decisão que claramente afasta a Apple dos seus parceiros, a banda U2 anunciou oficialmente que os seus planos de parcerias comerciais para a próxima turnê — intitulada “The 360 Tour” — incluem a Research In Motion como principal patrocinadora, descartando todas as possibilidades de acordo com a Maçã.

Publicidade

U2 - The 360 Tour

Prevista para ser a maior de toda a carreira da banda, a turnê pode marcar o fim de um longo relacionamento que a Apple teve com o U2 na promoção da sua linha de iPods e até da iTunes Store. “Esta turnê marca a primeira etapa de um relacionamento e uma visão compartilhada entre as duas partes, e esperamos que conduzam a novas e inovadoras formas de melhorar a experiência de música móvel na plataforma BlackBerry para os fãs do U2”, disse Paul McGuinness, atual empresário da banda.

Segundo ele, a nova parceria parece ser animadora para a RIM e o U2, em que ambas as partes esperam ter mais tempo para compartilhar detalhes e lançar novidades juntas no futuro. Ainda assim, é impossível deixar de estranhar que o relacionamento com a Apple — no qual o próprio Steve Jobs caracterizou com um dos melhores já feitos na parte musical da companhia — acabou do nada. Tudo começou em 2004, com o lançamento do primeiro iPod exclusivo para a banda (vermelho), que contou ainda com uma apresentação deles no final:

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GS8fRQE-Qp0[/youtube]

Mais tarde, em 2005, um anúncio publicitário para a promoção de iPod 5G também contou com a participação do U2. Desta vez, foi a vez de eles promoverem o novo clipe “Original of the Species” em conjunto com o suporte a vídeo no gadget da Apple:

Publicidade

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7GuL-9ZBW2E[/youtube]

Em 2006, um novo modelo especial de iPod com autógrafos dos integrantes do U2 deu as caras, desta vez com suporte a vídeo:

iPod Special Edition - U2

Alguns fatores podem explicar o afastamento da Apple e do U2 em futuras parcerias. Jim Goldman, da CNBC,  explica que não há como essa união com a RIM afastá-los do negócio musical da Maçã. Uma das ideias citadas é que Bono Vox (vocalista do U2) está apoiando a Elevation Partners, empresa que detém comando de 39% da Palm — que por sua vez causou enorme atrito com a Apple nas primeiras semanas deste ano, graças à introdução do Pre.

Com a turnê “The 360 Tour”, o U2 passará por 14 cidades europeias, com previsão de apresentação nos Estados Unidos em setembro. Será que virão ao Brasil? 🙂

Posts relacionados

Comentários