O melhor pedaço da Maçã.

O VoiceOver do novo iPod shuffle está no iPod shuffle?

A principal novidade do novo iPod shuffle é o seu recurso VoiceOver embutido, que “fala” os nomes das músicas, artistas e listas de reprodução (playlists) para o usuário. Bom, dizer que esse recurso é _do iPod shuffle_ não é uma verdade: como não temos nenhum ainda para analisar, experimente pegar a pilha do controle da sua TV (ou do seu mouse) na mão. Consegue pensar num iPod desse tamanho processando informações por meio da tecnologia VoiceOver, que é a principal ramificação de todo o Acesso Universal do Mac OS X?

Publicidade

VoiceOver do novo iPod shuffle 3G

Bom, você nem precisa pensar nisso, já que o VoiceOver do novo iPod shuffle não está no iPod shuffle em si. É o Mac ou PC onde ele será sincronizado que cuidará de processar todas as falas de cada playlist, música e artista do conteúdo que você colocará nele, por meio do novo iTunes 8.1. No caso do Mac OS X, você contará com agradável voz do “Alex” para ouvir essas informações com a entonação mais próxima possível da voz humana. No caso do Windows, será a voz padrão de cada sistema operacional suportado — imagino como vai ser vida de quem usa o XP… 😛

Claro, isso não faz diferença nenhuma para o usuário final. Mas, tecnologicamente, acredito que a Apple escorregou um bocadinho na hora de promover o menor MP3 player do mundo nesse sentido. Nada grave: afinal de contas, isso é um recurso já patenteado por ela há um certo tempo. Este é o primeiro dispositivo comercial a utilizar uma interface de usuário baseada em arquivos de áudio armazenados em sua memória, conforme explicam as ilustrações a seguir:

VoiceOver do iPod shuffle

Criada por Alexander Beaman, a tecnologia integrada ao iTunes 8.1 usa o mecanismo de fala presente no sistema operacional nativo para renderizar os arquivos de áudio com todas as legendas de músicas, artistas e playlists no momento da sincronização do iPod shuffle com o computador. A sua referência são os metadados da biblioteca usados na lista de itens que estão prestes a serem enviados para reprodução no aparelho.

VoiceOver do iPod shuffle

O sistema de menus, por sua vez, é integrado ao firmware de cada iPod shuffle 3G. A função ilustrada acima é executada cada vez que uma nova legenda tiver de ser “lida” pelo aparelho. Os arquivos são gerados pelo computador com o qual o shuffle foi sincronizado — no caso, ele é o “server”. Creio que a opção de VoiceOver também possa ser desativada por meio do iTunes como em qualquer iPod, o que fará a experiência dos usuários de Windows XP ser um pouco mais feliz.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Google Reader ganha comentários em itens compartilhados

Próx. Post

Google melhora resultados de buscas por imagens no iPhone e no Android

Posts Relacionados