O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Apple agora é a terceira maior fabricante de smartphones do mundo, diz a Gartner

A Gartner liberou hoje o seu relatório trimestral tratando das vendas de smartphones ao redor do mundo, com dados reunidos entre os meses de outubro e dezembro de 2008. Devido à atual crise financeira, o crescimento desse mercado foi o menor da história (apenas 3,7%). No entanto, a Apple não deixou de ter um trimestre lucrativo com o iPhone 3G, ultrapassando a HTC no total de unidades vendidas no período.

Publicidade

Vendas mundiais de smartphones

Em termos de unidades vendidas por fabricante, a Nokia ainda continua liderando a corrida mundial: o total de smartphones vendidos por ela chegou a 15,562 milhões. Entretanto, a queda em relação ao mesmo período de 2007 foi muito grande, chegando perto dos 17%. Enquanto a Research In Motion manteve um crescimento considerável, a Apple vendeu no último trimestre de 2008 mais do que o dobro de iPhones comercializados durante o fim de 2007, ultrapassando os 4 milhões.

Quanto ao market share dos sistemas operacionais, a Apple perdeu um pouco da influência que obteve no terceiro trimestre de 2008: com quase 11% do total de usuários que adotaram smartphones durante o fim do ano passado, ela garantiu o quarto lugar, enquanto o Windows Mobile voltou à terceira posição, com 12,4%. A Gartner atribui esse crescimento à introdução de vários modelos de smartphones touchscreen com o sistema da Microsoft durante o período.

Publicidade

O Symbian continua perdendo mercado para os demais concorrentes: a queda deste trimestre foi de 21,6%, enquanto RIM e Apple cresceram 84,9% e 111,6%, respectivamente. No fim das contas, as duas empresas foram as que mais cresceram em 2008: no caso da Maçã, as vendas foram 245,7% maiores, uma prova de que todo o seu esforço com o iPhone 3G e a App Store valeu a pena.

Não há como saber se o ano de 2009 será tão bom para a Apple quanto foi 2008. Estima-se que o lançamento do seu celular na China faça as vendas crescerem, enquanto os atuais rumores do lançamento de um nova geração do aparelho continuarão aparecendo até junho, quando deverão aparecer novidades no decorrer da WWDC ’09.

[Via: Ars Technica.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Logo do Google Voice

Google finalmente relançará o GrandCentral como o novo Google Voice

Próximo Artigo

Bouygues Telecom também levará o iPhone 3G à França no mês que vem

Posts Relacionados