O melhor pedaço da Maçã.

Documento da Microsoft mostra que o Internet Explorer 8 é capaz de competir com outros navegadores em velocidade

Microsoft Internet Explorer 8Com o lançamento do Safari 4 Public Beta, no final do mês passado, a Apple colocou mais lenha na fogueira que vem sendo a guerra dos web browsers nos últimos tempos. Inúmeros testes comparando-o com outros produtos de empresas concorrentes comprovam a sua eficiência única até então nesse mercado.

Publicidade

Recentemente, porém, a Microsoft também veio mostrar trabalho em público e liberou um documento expondo vários critérios de rede e software que influenciam na velocidade e eficiência dos navegadores, e como eles podem ser testados de acordo com esses itens. Evidentemente, o objeto principal de exposição desses critérios foi o seu navegador em desenvolvimento, o Internet Explorer 8.

Se a intenção da desenvolvedora do Windows foi mostrar que vem trabalhando pesado no seu novo navegador para que vejamos o seu potencial — bem como amenizar a tensão no processo contra o União Europeia — em alguns pontos posso dizer que ela obteve êxito. O documento é bastante claro em mostrar vários aspectos que podem influenciar a performance final de um navegador. Entretanto, algumas informações publicadas sobre o IE 8 são extremamente duvidosas. Uma delas é a tabela a seguir:


Teste de desempenho do IE 8

Como é possível ver acima, quando comparado ao Firefox 3.0.5 (hoje desatualizado, mas o teste foi feito em janeiro) e o Google Chrome 1.0 (atualizado), a Microsoft alega que o seu novo browser se mostrou mais rápido em 12 de 25 sites abertos por meio de um teste real.

Publicidade

Em alguns pontos, é possível que haja controvérsias: como o site da própria Microsoft não estaria otimizado para ser mais rápido no IE 8 assim como o da Mozilla poderia ser o mais eficiente no Firefox? Além disso, alguns comentários sobre esse documento já mostram que ele não retrata a realidade de quem usa a atual versão candidata a lançamento do navegador, mas nele mesmo há informações sobre como fazer esse teste em casa.

Deixando de lado a idoneidade desse documento, é bom lembrar que os navegadores testados com o IE 8 estão em processo de serem substituídos pelos novos Firefox 3.5 e Chrome 2.0, que, apesar de não chegarem perto do Safari 4, são bem mais rápidos que o novo navegador da Microsoft — com base em dados de testes feitos pela Apple. A não ser que ela esteja se esforçando em torná-lo mais rápido do que está no Release Candidate atual, ele será facilmente ultrapassado pelos seus concorrentes assim que forem lançados — o que está previsto para o segundo semestre.

Publicidade

Como forma de tornar os resultados do seu documento sobre a performance do IE 8 mais compreensíveis a usuários leigos, um vídeo tratando desse assunto foi produzido pela Microsoft e já está disponível na página oficial do browser. De fato, é possível vê-lo se comportando de forma mais rápida do que o Firefox 3.0.5 e o Chrome 2.0:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aWnYDf6bN2o[/youtube]

Segundo o Ars Technica, a intenção da Microsoft com esse teste é que os usuários de Windows que usam outros navegadores tentem dar uma chance ao Internet Explorer 8 — o que seria plausível se ele fosse eficiente o bastante, já que um navegador construído junto a um sistema operacional tende a ser mais eficiente do que os outros, _na teoria_. Bom, não posso afirmar isso com particularidade, já que nunca consegui usar o Internet Explorer 8 no Windows devido a diversas falhas de instalação que recebi do sistema nos PCs em que tentei usá-lo. Se ele mal funciona, adianta ser mais rápido? 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Woz machuca o pé durante ensaios para o próximo “Dancing With The Stars”

Próx. Post

Vídeo-aula: novidades do iTunes 8.1 e Remote 1.2 para iPhones/iPods touch funcionando no iTunes DJ

Posts Relacionados