O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPhone OS 3.0 trará mais de 100 novos recursos para consumidores, incluindo copy & paste

Scott Forstall anunciou hoje que, dentre mais de 100 novos recursos disponíveis no iPhone OS 3.0 haverá, finalmente, o tão desejado [cut,] copy & paste.

Publicidade

Copy & Paste no iPhone OS 3.0

Recortar, copiar & colar!

O funcionamento oficial do aguardado recurso se assemelha bastante ao que foi dito por Kevin Rose, recentemente: um duplo toque num trecho de texto fará com que uma bolha de “CUT, COPY, PASTE” surja sobre a seleção, com pequenos marcadores (que parecem com pinos, eu acho) indicando o seu início e fim. Eles poderão ser livremente arrastados para englobar mais ou menos texto. Mas não só texto: será possível também, por exemplo, copiar várias imagens e colá-las num email.

Recortar, copiar & colar em funcionamento no iPhone OS 3.0

Entre outras coisas, será possível levar conteúdo copiado de um app para outro, bem como copiar conteúdo da web. Também será possível desfazer uma ação agitando o aparelho e este recurso funcionará com as APIs dos desenvolvedores, podendo usar suporte a Cocoa Touch para texto regular.

Flexibilidade do Copy & Paste

Mensagens para você

MMS

Em termos de novidades para o envio e recebimento de mensagens, será possível encaminhá-las ou apagá-las individualmente ou em grupo, sendo que a grande novidade são as esperadas MMSs: será possível enviar e receber fotos, vCards, arquivos de áudio ou até sua localização — pais do mundo, tranquilizai-vos, agora será possível saber com certeza onde um filho está!

MMS no iPhone OS 3.0

Microfones a postos

Voice Memo, novo app do iPhone OS 3.0

Mais um novo recurso serão anotações em áudio: você pode gravar lembretes para si mesmo, entrevistas usando o microfone embutido ou um externo. Elas poderão ser editadas no próprio iPhone e enviadas por email ou MMS. Para este recurso, haverá um novo app chamado Voice Memo.

Novidades em todo lugar

No Calendar, adicionaram CalDAV, um padrão suportado por gigantes como Google, Yahoo! e Oracle (algo útil para calendários compartilhados), além do suporte ao iCal. Será possível também assinar calendários no formato .ics.

Busca por músicas no iPhone OS 3.0

Outros que ganharam novidade foram o Stocks (incluindo visualização de gráficos em paisagem e de notícias) Mail, Notes e SMS (estes três contarão com um teclado em paisagem). Todos os aplicativos ganharam também um sistema de buscas…

Spotlight

Spotlight no iPhone OS 3.0

Foi implementado um mecanismo de busca universal que poderá achar conteúdo em praticamente qualquer dos apps desenvolvidos pela Apple (iPod, Calendar, Mail, Notes, etc.) bem como quaisquer apps que sejam compatíveis com o recurso através de novas APIs.

Nova Home Spotlight em detalhe

Se ele não achar nada no seu gadget, o requerimento vai para os servidores e ele continua “farejando” — no caso do Mail, é possível buscar mensagens via IMAP, inclusive. Haverá uma nova tela Home, antes da primeira, capaz de localizar apps e iniciá-los, como no Mac. E, como no Mac, esta Home dedicada a buscas se chamará Spotlight.

Tethering

Outro implemento bastante aguardado, foi confirmado que será possível conectar um iPhone a um laptop para compartilhar a conexão 3G à internet (algo certamente valioso para quem tiver um plano de dados excepcionalmente grande ou ilimitado, mas uma possível armadilha nos casos de roaming). Ainda não há anúncios oficiais de nenhuma operadora, mas é provável que aquelas que habilitem o recurso cobrem um extra por ele.

Não acabou ainda…

Conjunto de novidades no iPhone OS 3.0

E mais: sincronização de anotações, tags de áudio/vídeo, streaming ao vivo, o recurso “shake to shuffle” (introduzido pelo iPod nano 4G), auto-login em redes Wi-Fi, Bluetooth estéreo (A2DP!), LDAP, criação de contas na iTunes direto no iPhone, será possível dar notas a vídeos no YouTube, funcionalidade anti-phishing, registro de chamadas, controles parentais, Media Scrubber, perfis OTA, VPN on demand, novos idiomas, assinaturas e contas no YouTube, perfis criptografados, o Mobile Safari será capaz de “lembrar” de informações de login, entre (muitas) outras.

Disponibilidade e preço

Preço do iPhone OS 3.0

Para os donos de iPhones, o update estará disponível de graça no verão (do hemisfério Norte); já para os donos de iPods touch… US$10 a menos na conta. 🙁

Ah, mas os iPhones de primeira geração não poderão fazer uso de MMS ou de A2DP, sendo que também haverá limitações óbvias para os iPods touch (o Voice Memo, por exemplo, só será compatível com os de segunda geração equipados com os headphones com microfone).

[Fonte das imagens: Gizmodo.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Desenvolvedores apresentam novidades com novas APIs do iPhone OS 3.0

Próximo Artigo

iPhone OS 3.0 chegará no meio do ano; Developer Beta disponível agora

Posts Relacionados