O melhor pedaço da Maçã.

Projeto da equipe do Twitterrific promete unir várias redes e sites em um só app

Project Tapestry

Desde que o Twitter (atualmente, X), sob a guarda de Elon Musk, encerrou o suporte aos clientes de terceiros, muitos dos desenvolvedores de apps para a rede social acabaram tendo que se reinventar. É o caso da equipe da The Iconfactory, responsável pelo Twitterrific — software que se consagrou ao longo das últimas décadas como um dos mais populares do segmento.

Publicidade

Após anos tendo como grande foco e destaque o cliente para o ex-microblog, a empresa está com planos para desenvolver um novo app, o qual vem sendo mencionado até agora como Project Tapestry. O software reunirá não apenas uma, mas várias plataformas que surgiram como alternativa ao Twitter nos últimos anos, como Bluesky, Mastodon e Tumblr — a última já bastante antiga, por sinal.

Também com planos para suportar o Threads caso uma API 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. da rede social da Meta seja lançada para desenvolvedores, o provável futuro app não suportará o Twitter (exatamente por causa do banimento) e permitirá, até mesmo, que usuários acompanhem qualquer blog ou site que ofereça um feed RSS — o que o tornará bem mais que um simples agregador de publicações em plataformas sociais.

A ideia do software é organizar conteúdos fragmentados que as pessoas encontrariam na internet em uma interface unificada, a qual seria organizada em um feed com ordem cronológica. A rede social tornaria possível marcar itens como lidos, relembrar onde você parou na linha do tempo e até mesmo criar/adicionar seus próprios plugins para que sejam suportadas contas de conteúdo adicionais.

Publicidade

E se você tivesse um aplicativo que desse uma visão geral de quase tudo o que está acontecendo em todos os diferentes serviços que você segue? Uma única linha do tempo cronológica dos seus serviços de mídia social mais importantes, feeds RSS e outras fontes. Todas as atualizações juntas em um só lugar, na ordem em que são postadas, sem nenhum algoritmo decidindo o que você deve ver ou quando você deve vê-lo.

Esse trabalho seria feito com base no conceito de uma linha do tempo universal, a qual adicionaria uma espécie de link para o aplicativo ou site onde os conteúdos tenham sido publicados originalmente. O software ainda conseguiria agregar publicações duplicadas (publicadas pelo mesmo usuário em mais de uma rede social) para manter essa timeline limpa e organizada.

YouTube video

Planejando, originalmente, suportar o iOS e o iPadOS, o Project Tapestry está em campanha de financiamento no Kickstarter, com a meta de arrecadar US$100 mil na plataforma. Mais da metade desse valor já foi arrecadado e a campanha tem previsão para chegar ao fim em pouco mais de 30 dias.

Segundo a empresa, caso a arrecadação ultrapasse a meta e chegue a US$150 mil, o aplicativo ainda ganhará outros recursos, como filtros e pesquisas na linha do tempo universal, notificações locais e uma versão nativa do software para macOS!

via MacStories

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O que fazer se não conseguir entrar em chamadas do FaceTime no Android ou no PC

Próx. Post

Bateria do Vision Pro tem capacidade e potência maiores que as de iPhones

Posts Relacionados