O melhor pedaço da Maçã.

Busca com IA generativa do Google é lançada no Brasil

IA generativa na Busca do Google

Uma das empresas que mais vêm investindo em inteligência artificial (IA) atualmente, principalmente após ter perdido a largada para a OpenAI e seu ChatGPT, o Google anunciou hoje que a sua Busca com IA generativa (oficialmente SGE, sigla para Experiência de Pesquisa Generativa), antes disponível apenas nos Estados Unidos, está agora disponível no Brasil e em mais de outros 120 países.

Publicidade

Expandida como um experimento do Search Labs, uma espécie de laboratório que possibilita aos usuários testar com antecedência inovações para a área de pesquisa da subsidiária da Alphabet, o novo recurso promete fazer com que os usuários entendam determinado tópico com mais rapidez — sem a necessidade tradicional de fazer várias pesquisas para chegar a um resultado esperado.

Segundo o Google, ao pesquisar algo do tipo “como ingressar em um time de futebol feminino?”, a Busca com IA generativa disponibilizará uma descrição do resultado baseado em IA a partir das principais informações a serem consideradas — como é possível observar na imagem de exemplo abaixo:

Abaixo desse resultado, o usuário verá ainda sugestões de próximas etapas para cumprir seu objetivo — o que inclui uma seção de perguntas relacionadas a qual leva o usuário a um modo conversacional que o possibilita obter mais do Google sobre o assunto pesquisado. Assim como no ChatGPT, o contexto da conversa é mantido — o que a deixa mais natural e aumenta a praticidade.

O Google também deixa claro que entende as limitações da IA generativa e, por isso, adota uma abordagem responsável e cuidadosa na implementação do recurso. Segundo a empresa, foram aplicadas proteções adicionais como limite de tipos de consultas que podem ser feitas pelos usuários — como observou o Tecnoblog, não é possível perguntar tópicos relacionados a política e medicina, por exemplo.

Publicidade

Para usar o Busca com IA generativa, basta se inscrever (através do Search Labs) por esse link e fazer qualquer pesquisa — obviamente, dentro dos termos da plataforma — usando o buscador no Chrome para desktop (inclusive para macOS). Segundo o Google, o recurso ainda não está disponível em seu aplicativo oficial para iOS e Android, mas chegará “nas próximas semanas”.

Além do Brasil, muitos outros países pelo globo — incluindo nações como México, Chile, Uruguai, Nova Zelândia e África do Sul — foram beneficiadas pela expansão. Infelizmente, Portugal (assim como todos os países que fazem parte da União Europeia) ficaram de fora — pelo menos por ora…


Ícone do app Google
Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 309.0 (345.1 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

PF e Receita Federal apreendem iPhones contrabandeados no Ceará

Próx. Post

Promoções na App Store: Remember: Stickies Widget, Boba Yeah stickers, Kenshō e mais!

Posts Relacionados