O melhor pedaço da Maçã.

Já pensou ter um Hackintosh com cara de Mac Pro?

Hackintosh do Will

Como a Apple limita o macOS aos Macs, muitas pessoas se aventuram no famoso mundo do Hackintosh, a “arte” de instalar o sistema operacional da Maçã em PCs. Ele é feito tanto por quem quer dar aquela bisbilhotada no SO antes de gastar uma boa grana em um computador da Apple quanto por quem não tem condições de adquirir um.

Publicidade

Embora o método dê, de fato, a possibilidade de usar o macOS, a experiência na maioria das vezes é bem diferente da que temos em um Mac — seja pelo visual/pela qualidade de construção das máquinas (que geralmente em nada lembram os computadores da Maçã) ou por problemas de compatibilidade (problemas com funcionalidades envolvendo Wi-Fi, Bluetooth, etc.).

Pois Will Marchiori, do canal Loop Infinito, resolveu ir além quando o assunto é Hackintosh. Além de fazer um setup completamente funcional com o macOS Monterey, ele também simulou o visual de um Mac Pro (um “mini Mac Pro”, na verdade), deixando também a parte de hardware bastante semelhante à do computador mais potente da Apple.

YouTube video

Para montar o computador do zero, Will precisou dar uma boa procurada em componentes para deixar o Hackintosh com a cara de um Mac Pro de verdade. O que mais o diferencia visualmente, obviamente, é o gabinete. Por isso, ele precisou importar o ZAAW B2 — que conta, inclusive, com as famosas alças superiores da máquina da Apple.

  • Gabinete do Hackintosh do Will
  • Gabinete do Hackintosh do Will
  • Gabinete do Hackintosh do Will

Prosseguindo com o hardware, foi usado um processador Core i7 11700k, o cooler LO Profile Cooler Master G200P, o SSD NVME NV1 da Kingston e memórias DDR4 da mesma marca. Quanto à placa gráfica, a escolhida foi uma AMD Radeon RX 5700XT.

Publicidade

Claro, não esquecendo o principal: a placa-mãe. Will escolheu o chipset Z590i Vision D, da Gigabyte, encontrando assim o primeiro problema na montagem: a incompatibilidade de certos componentes com o macOS. Por isso, ele precisou trocar o chip responsável pelo Wi-Fi, fazendo um downgrade para o Wi-Fi 5 e para o Bluetooth 4.

Hackintosh do Will

Com todos os componentes montados, chegou a hora de instalar o macOS, processo que, embora pareça ser simples, foi tão complicado quanto construir o computador do zero. Como o hardware não foi feito para o sistema operacional da Maçã, várias preparações tiveram de ser feitas antes mesmo da instalação para garantir a compatibilidade, bem como ajustes na EFI (as configurações de boot do computador).

Publicidade

Depois de instalado o sistema operacional, Will se deparou com mais um problema: o iCloud não conseguia detectar o computador como um Mac, apresentando um erro e impedindo o login no serviço. Para resolver esse problema, foi feita uma gambiarra, com a anexação de um número de série nas configurações do computador — número esse que foi gerado por um programa específico.

Com isso, finalmente o login foi bem-sucedido, dando ao Hackintosh acesso a serviços como o Buscar, o iMessage, o FaceTime e tantos outros. O hardware também funcionou redondinho, inclusive possibilitando a funcionalidade de recursos como AirDrop (que pôde tanto enviar quanto receber arquivos) e Continudade (Handoff).

Vale a pena dar uma conferida no vídeo! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como apagar várias imagens de uma vez no Fotos [iPhone e iPad]

Próx. Post

Sim, é possível conectar um iPad com USB-C ao iPod Hi-Fi

Posts Relacionados