O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Estudo mostra que um quarto dos títulos da iPhone App Store já foi pirateado

A firma de estatísticas Medialets fez um estudo recente sobre pirataria na plataforma iPhone e descobriu que pelo menos 5.000 títulos pagos da App Store já foram pirateados, permitindo que usuários possam usá-los sem desembolsar nada.

Publicidade

iPhone pirata

De acordo com a empresa, alguns apps estão sendo usados ilegalmente numa proporção de 100:1 em relação a quem os adquire oficial e legalmente pela loja da Apple. Não é nem preciso dizer o quanto de dinheiro que se perde nessa brincadeira, não é?

Em redes de torrent, só pra se ter uma ideia, existe um pacote chamado “X-Mas iBrain Pack” que contém nada mais nada menos que 808 programas crackeados, todos compactados num arquivo de mais de 5GB.

Alguns desenvolvedores afirmam que o problema é insignificante, mas Kai Yu, presidente da Beejive, não pensa desta forma. Segundo ele, depois que um sistema anti-pirataria foi implementado no BeejiveIM para iPhone, ele detectou que 60% da atividade do app vinha de cópias pirateadas. Visando a combater isso, o comunicador instantâneo teve seu preço reduzido de US$16 para US$10, há poucos dias.

Publicidade

Brian Greenstone, dono da Pangea Software, afirma que seu jogo Enigmo só teria uma taxa de 5% de cópias piratas, que caiu, inclusive, pouco tempo depois do seu lançamento na App Store. “Como qualquer esquema de pirataria, é só questão de tempo até os hackers encontrarem uma brecha”, disse ele. “Há coisas que podemos fazer como desenvolvedores, mas, já que a taxa de pirataria é tão baixa, eu penso que nem vale a preocupação.”

Não dá pra dizer ao certo, mas eu acho que a maioria dos apps crackeados e distribuídos de graça são os que, por acaso, cobram mais do que deveriam. Mas isso, é claro, é muito relativo e nunca justificará a existência do mercado negro. No final das contas, caso um projeto não se pague, os hackers nem sequer terão o que piratear.

[Via: Wired.com.]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Debate: como será chamado o próximo iPhone?

Próximo Artigo

Gol Mobile lança aplicativo O GLOBO EU-REPÓRTER na iPhone App Store

Posts Relacionados