Em resposta à afirmação feita há alguns dias por Steve Ballmer (“usuários de Macs pagam US$500 pelo logo da Apple”), o repórter Robin Harris, da ZDNet.com, reuniu alguns fatos e dados bastante interessantes, que comprovam que, no final, quem paga mais são mesmo os usuários de Windows.
Nos últimos cinco anos, a margem bruta média de venda de produtos da Apple foi de 31,83% (com um faturamento, no mesmo período, de US$98 bilhões), enquanto a da Microsoft atingiu absurdos 81,69% (faturamento total de US$232 bilhões). E pensar que tanto dinheiro é desperdiçado em produtos como o Windows Vista (Mac OS X?), o Zune (iPod?), a Live Search (Google?) e até mesmo o Xbox (Nintendo Wii?)…
Robin também leva em consideração, na sua análise, o valor de revenda de máquinas usadas: enquanto um MacBook de três anos vale em média metade do seu preço original, um Dell, por exemplo, não passaria de 20%.
Quer mais? Adicione na conta dos usuários de Windows investimento com softwares anti-vírus e protetores contra malwares e spywares diversos. Muitos desses requerem assinaturas anuais, inclusive, ou seja, o valor real de uma máquina com o sistema operacional da Microsoft é um pouquinho maior do que Ballmer faz questão de se gabar, não? Que Campo de Distorção da Realidade® mais furado… 😛