O Google está em negociações com a Sony Pictures para licenciar seus filmes e veiculá-los no YouTube, de acordo com a CNET. A informação surge poucos dias depois de uma parceria com a Disney ter sido anunciada, que levará curtas da ABC e ESPN ao portal. A MGM foi a primeira a entrar na brincadeira, em novembro do ano passado.
Eu acredito muito num modelo lucrativo para ambas (gratuito, porém suportado por propagandas), mas duvido que, se a união realmente se concretizar, vejamos todo o catálogo de filmes da Sony disponibilizado no YouTube de uma vez só. Quem sabe alguns títulos (uma dúzia?) inicialmente como experimentação, e ainda com a grande possibilidade de serem limitados para os Estados Unidos, devido a restrições de licenciamento.
O YouTube precisou dar um grande passo e suportar vídeos em alta definição (HD) para viabilizar parceiras como esta, mas eu ainda acho que o Flash Player tem que evoluir bastante e tornar a reprodução de vídeos mais leve e suave, especialmente na plataforma Mac. Nesse quesito, ao menos para mim, o QuickTime o deixa comendo poeira.