O melhor pedaço da Maçã.

Apple é processada pela “demora” de logins com autenticação de dois fatores

Autenticação de dois fatores

Não, você não leu errado; neste episódio de “processos absurdos demais para acreditar”, veja como um cliente da Apple na Califórnia (EUA) abriu uma ação coletiva contra a companhia envolvendo um recurso que oferece uma camada de segurança extra para entrar na sua conta iCloud em novos dispositivos: a autenticação de dois fatores.

Publicidade

Segundo o autor do processo, Jay Brodsky, essa opção “tira muito tempo do dia de um usuário” e que muitos desses continuam a sofrer danos, principalmente financeiro, dado o “desperdício de tempo pessoal causado”. Além disso, ele alegou que a Apple aplica uma política “coercitiva” ao não permitir que usuários desativem esse recurso após duas semanas da ativação.

Em um documento de suporte, a Apple explica que impede que os usuários desativem a autenticação de dois fatores após o período de duas semanas porque “certos recursos das versões mais recentes do iOS e do macOS exigem essa camada adicional de segurança”.

No entanto, o autor da ação coletiva fez duas afirmações um pouco equivocadas: primeiro, ele disse que com o lançamento do iOS 9, em setembro de 2015, a Apple ativou a opção de autenticação de dois fatores no seu ID Apple sem a sua autorização ou conhecimento (sendo que é necessário que o usuário ative o recurso manualmente); em segundo lugar, ele contou que tal camada de segurança é exigida toda vez que você liga um dispositivo da Apple (o que é falso, já que esse recurso é necessário somente ao entrar na sua conta iCloud — o que não é requisitado ao ligar um dispositivo).

Publicidade

Pela suposta “interferência da Apple no uso dos dispositivos pelos usuários”, a ação coletiva exige medidas cautelares, multas e penalidade aplicadas de acordo com as leis de fraude e abuso de computadores e de invasão de privacidade do estado da Califórnia. Ademais, o processo busca “todos os fundos, receitas e benefícios” que a Apple “injustamente recebeu” desse recurso. 😕

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ariana Grande bate recordes do Apple Music com lançamento do seu novo álbum

Próx. Post

Apple estaria testando protótipos de Macs com Face ID e touchscreen

Posts Relacionados