O melhor pedaço da Maçã.

Pesquisa da IBM: Mac OS X não é seguro

Tabela da X-ForcePode parecer piada. Ou até mesmo papo furado de “pseudo” consultores de segurança. Mas sim, um relatório patrocinado pelo time de pesquisas de serviços de segurança da IBM, a X-Force Research, aponta o Mac OS X como um dos sistemas mais inseguros.

Publicidade

A métrica da pesquisa foi simples: pegou-se uma lista de todas brechas de segurança divulgadas em 2008 e cruzou-se com os seus respectivos “reparos” (remendos). A combinação foi feita para os 10 principais sistemas operacionais do mercado, incluindo o Microsoft Windows, o Apple Mac OS X e… sim, o AIX, da própria IBM.

Feita essa combinação, o estudo impressiona, porque aponta o Mac OS X para servidores, o Apple Mac OS X Server, como um dos sistemas mais vulneráveis da praça. Pior, em segundo lugar vem o próprio Apple Mac OS X (Client). O mais engraçado do estudo é que o Microsoft Windows seguiu como mais seguro até que o kernel do Linux e o Solaris, da Sun.

Adivinhem qual foi o sistema determinado como mais seguro? Sim, o próprio IBM AIX. A veracidade do fato que o sistema da gigante de servidores e serviços de TI é o mais seguro pode até ser aceita, só que a pesquisa cai em descrença por apontar que o Mac OS X é mais inseguro até que o Microsoft Windows.

Vale lembrar que a pesquisa — realizada em fevereiro passado, diga-se — só levou em consideração os “patches” enumerados pela própria fabricante do sistema, ignorando atualizações do sistema como um todo ou tentativas de invasão (testes de campo, aqueles da vida real, etc.).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple veicula três novos comerciais do iPhone 3G: “Itchy”, “Office” e “Student”

Próx. Post

Boate belo-horizontina ganha site totalmente adaptado ao iPhone/iPod touch

Posts Relacionados