O melhor pedaço da Maçã.

Designer de interfaces por trás do Mac OS X vai para a RIM

A fim de consolidar o time de designers que ficará responsável por aprimorar a interface e a experiência de usuário do sistema operacional por trás dos seus BlackBerries, a Research In Motion contratou recentemente Don Lindsay — cuja indicação vem do seu próprio perfil no LinkedIn –, que estava trabalhando na Microsoft, para liderar esse pessoal como vice-presidente. O anúncio dá sequência a uma série de eventos que vêm ocorrendo na área de mobile desde o fim de fevereiro, entre os quais figurou a apresentação do iPhone OS 3.0 pela Apple.

Publicidade

Blackberry logo

Antes da RIM, Lindsay trabalhou na Microsoft em uma posição de destaque na área de arquitetura de softwares, atuando nos bastidores do desenvolvimento do Windows Vista com a interface Aero e os seus principais recursos e componentes, como o Windows Flip, Flip 3D, ClearType para renderização de fontes e os modelos gráficos e de animações que sucederam o XP. No entanto, as suas contribuições mais interessantes não vêm da atual gigante de softwares, e sim da Apple, onde ele trabalhou por anos antes de voltar seu caminho para a Microsoft.

Don Lindsay foi diretor do Grupo de Experiência de Usuário do Mac OS X desde os seus primeiros meses de desenvolvimento, atuando em conjunto com muitos dos atuais executivos da Apple que vieram da NeXT — entre eles Scott Forstall, na época presidente de experiência de plataformas. Esse pessoal trabalhou com antigas inovações vindas de projetos da antiga empresa de Jobs e deu vida a isso no sistema da Maçã com a interface Aqua, em 2001. Além disso, todos os aplicativos da suíte iLife, lançada em 2003, tiveram suas interfaces idealizadas por esse mesmo grupo de designers, liderado por Lindsay. Antes de deixar a Apple em outubro daquele ano, Jobs apresentou um dos seus últimos trabalhos — o novo Finder do Mac OS X 10.3 Panther — na WWDC ’03.

Devido às suas contribuições na Apple, muitos dizem que ele também deixou inspirações para a interface do iPhone OS, da qual ela conquistou patente há um certo tempo. Talvez será aqui onde a RIM vai sair ganhando, pois ela tem a chance de repensar a experiência de usuário dos seus smartphones para competir com o futuro iPhone OS 3.0 e também com o Palm Pre, quando for lançado. Se ele não tentar moldar o “Vista dos smartphones”, a concorrência desse mercado ficará bem quente nos próximos meses… 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple publica listas dos 20 aplicativos pagos e gratuitos mais populares de todos os tempos [atualizado]

Próx. Post

Quick2gPwner: nova ferramenta do brasileiro pH dá volta ao mundo!

Posts Relacionados