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Números e estimativas de vendas de aplicativos pagos na iPhone App Store

Complementando a lista de apps e jogos mais populares publicada na sexta-feira pela Apple, o MacRumors reuniu alguns dados recentes e os cruzou com as posições no ranking, gerando números e estimativas bastante interessantes. É uma pena que nem todo desenvolvedor abra o jogo sobre esses detalhes.

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Apps na App Store

O The New York Times divulgou recentemente que o Koi Pond (US$1), número dois na lista, já vendeu mais de 900.000 unidades. Com isso, conclui-se que ele já rendeu pelo menos US$623.000 aos caras da Blimp Pilots.

Antes de continuarmos, é importante observar aqui que, apesar de nenhum dado ter sido divulgado (além de ser o primeiro no ranking), o jogo Crash Bandicoot Nitro Kart 3D (US$6), da Vivendi Games Mobile, pode estar se aproximando (ou até já ter batido) a marca de um milhão de downloads — o primeiro pago na história da App Store. Com um preço tão elevado, conclui-se que a desenvolvedora fez bastante dinheiro com essa brincadeirinha, provavelmente mais de US$4 milhões (já tirando a parte da Apple).

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Em terceiro lugar vem o Enigmo (US$4), que já vendeu mais de 810.000 unidades, segundo o próprio Brian Greenstone, da Pangea Software. Com seu preço já variou bastante (de US$1 a US$10), é difícil estimar os ganhos totais da empresa, mas sabe-se que ele já gerou mais de US$1,5 milhão.

Num post feito nos fóruns do Touch Arcade, Dave Castelnuovo, da Bolt Creative, afirmou que o Pocket God (US$1), 12º da lista, já havia vendido mais de 500.000 cópias até o final de março. Somente de janeiro pra cá, ele já faturou mais de US$350.000.

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Lá no final da lista, em 19º, vem o grande sucesso iShoot (US$2), do qual já falamos aqui no MacMagazine. Seu desenvolvedor revelou recentemente já ter obtido mais de US$800.000 com vendas, então, pela média de preço praticada, estima-se que mais de 380.000 downloads já tenham sido feitos desde o seu lançamento.

Outro dado a se levar em consideração nessa história toda é que, da lista dos 20 títulos mais populares de todos os tempos, apenas oito custam US$1. Acho que isso mostra que toda aquela história de que somente quem cobra barato consegue fazer sucesso na App Store era mesmo balela. Se o projeto é de qualidade, os consumidores estão dispostos a pagar mais por ele.

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