O melhor pedaço da Maçã.

Usuários reportam que DNSs do Virtua podem estar mascarados e apontando para site falso do Bradesco

Eu já não tenho uma história muito boa com o NET Virtua, mas graças a Deus só tenho que enfrentar aquele absurdo nas poucas vezes que vou a São Paulo. Não me espanta, agora, saber de um problema seríssimo que, se depender de relatos do nosso Fórum, já ocorre desde novembro do ano passado e ainda não foi resolvido.

Publicidade

O leitor Bruno Lellis é um dos afetados pelo caso: os DNSs do Virtua podem ter sido invadidos e estão sendo vítimas de um ataque de spoofing, uma das piores formas de se enganar alguém na internet — até porque não depende de plataforma nem requer que você clique e instale nada. Basta, por exemplo, visitar o site do seu banco preferido:

Bradesco e DNS spoofing no Virtua

Os casos reportados até então têm direta relação com o domínio do Banco Bradesco, mas podem afetar vários outros sites na internet. Neste exemplo, o usuário cai numa página que se faz passar pela oficial, mas serve, na verdade, para obter dados pessoais e confidenciais dos usuários — pedindo-lhes o máximo de informações sobre suas contas e cartões de crédito.

Publicidade

O blog Walrus investigou o problema e obteve a informação de que a NET estaria “trabalhando no caso” — desde quando e até quando, ninguém sabe. Por enquanto — e para sempre, eu diria —, a recomendação que fica é: não use os DNSs do Virtua. Opte por um serviço alternativo e confiável, como o famosíssimo OpenDNS (que, por sinal, acho que todos deveriam usar, até pelos recursos adicionais que ele oferece gratuitamente).

Também fica a dica do Daniel Zanella, que achei bem bacana e pertinente: sempre que for usar Internet Banking, comece digitando a sua senha errada. Se for um golpe, o sistema “dará acesso” normalmente. Se não, é só digitar a correta e trabalhar tranquilamente.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Backblaze lança serviço de backup para usuários de Mac

Próx. Post

rmbrME lança aplicativo para distribuição de currículos, o beamME CV

Posts Relacionados