O melhor pedaço da Maçã.

Google reformula Labs e anuncia Similar Images e News Timeline

O Google anunciou hoje uma reformulação do Labs, o cantinho para reunião de projetos desenvolvidos nos “20% de tempo livre” dos seus empregados todas as semanas. A firma de Mountain View lembra bem que grandes sucessos de hoje surgiram desta forma, como o Google Maps, iGoogle e Google News.

Publicidade

Todo o serviço foi reconstruído usando a Google App Engine e está agora disponível numa nova URL dedicada. Um site remodelado facilita a busca por experimentos e conta até mesmo com um feed RSS e um gadget do iGoogle para quem quiser se manter sempre atualizado. Hoje, duas novidades foram inauguradas: o Google Similar Images e o Google News Timeline.

Google Similar Images

Demorou, mas chegou: seguindo os passos de Idée, Microsoft e GazoPa, o Google lançou hoje um novo sistema de buscas por imagens similares, o Google Similar Images.

A ideia do serviço é iniciar uma busca por palavras-chave e depois refiná-la usando os próprios resultados — as imagens em si. A página inicial já traz sugestões para teste — como lugares, celebridades, artes, natureza, etc. —, mas você mesmo pode buscar o que quiser e, pelo link “Similar Images”, filtrar os resultados como achar melhor.

Isto foi o obtive procurando por “Apple”:

Google Similar Images

Clicando na segunda imagem dos resultados, veja só que beleza:

Google Similar Images

O Google Similar Images não faz análise em tempo real, portanto não dá pra enviar uma imagem do seu computador. “Ainda”, eu espero. Abaixo, você confere um vídeo de apresentação da novidade, possivelmente um dos mais toscos que o Google já produziu:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6fD2t4d2Ln4[/youtube]

Google News Timeline

A Google News Timeline, por sua vez, é um Web app que organiza informações cronologicamente. Ele permite ao usuário visualizar notícias, jornais e revistas digitalizados, posts de blogs, resultados esportivos e muito mais numa linha do tempo gráfica e dinâmica.

Google News Timeline

A timeline pode ser arrastada ao gosto e necessidade do usuário que, se optar, pode definir uma escala de tempo: dias, semanas, meses, anos ou décadas, ou simplesmente incluir um período de busca para a requisição, como por exemplo “1986”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Tudo sobre o II Mac Encontro Sul no Fran’s Café da Fnac, em Porto Alegre (RS)

Próx. Post

Microsoft deixará de suportar o Office 2004 para Mac em outubro

Posts Relacionados