O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Destaques e pontos abordados na conferência de divulgação dos resultados financeiros do Q2 de 2009 da Apple

Conforme anunciamos antecipadamente, a Apple realizou agora há pouco uma conferência ao vivo para divulgar e comentar seus resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2009 — bastante variados, com uma excelente receita e ótimas vendas de iPhones, porém com uma baixa nas vendas de Macs pela primeira vez em seis anos.

Publicidade

Apple Financial Results - Q2 2009

Leia abaixo tudo sobre o que foi falado na ocasião.

Segmentos de negócios regionais da Apple

  • As Américas representaram vendas de 809 mil Macs e uma receita de US$3,517 bilhões. Do último trimestre para cá, as quedas foram de 11% e 22%, respectivamente, porém comparando com o mesmo período de 2008 as unidades caíram 8% e a receita subiu 8%.
  • Europa: 658 mil Macs e US$2,097 bilhões em faturamento. Queda de 17% e 24%, respectivamente, em relação ao período de festas de final de ano, mas um crescimento de 5% e 18% anualmente.
  • Japão: 109 mil Macs e US$500 milhões em receita. Ambos cresceram em relação ao primeiro trimestre fiscal de 2009: 10% e 4%, respectivamente. De 2008 pra cá, porém, as unidades caíram 8%, enquanto a receita subiu 18%.
  • Ásia/Pacífico (e FileMaker Inc.): 202 mil Macs e US$578 milhões em faturamento. O número de unidades vendidas foi praticamente o mesmo tanto sequencial quanto anualmente, mas a receita caiu 14% em relação ao último trimestre e 2% contra o início de 2008.
  • O segmento de “Outros Produtos e Serviços Relacionados com Música” gerou US$1,049 bilhão em receita, um crescimento de 4% do último trimestre e 19% ano após ano.
  • “Periféricos e Outros Hardwares”: mais US$358 milhões em faturamento, uma queda sequencial de 5% e anual de 13%.
  • “Vendas de Softwares, Serviços e Outros”: geraram US$625 milhões em receita, um ganho de 3% sobre o trimestre de dezembro e uma subida de 18% comparado ao trimestre de março de 2008.

Negócio de Macs

  • A Apple vendeu um total de 818 mil desktops no trimestre, o que equivale a US$1,05 bilhão em receita. Ambos cresceram 12% e 1% respectiva e sequencialmente, mas caíram 4% e 22% ano após ano.
  • Em notebooks, a Apple comercializou um total de US$1,398 milhão de unidades no trimestre, totalizando US$1,895 bilhão em faturamento. Os números caíram bastante em relação ao último trimestre: 22% e 25%, respectivamente. Todavia, considerando o mesmo período do ano passado, a queda foi de apenas 2% e 12%.
  • O inventário de canais da Apple está abastecido para três ou quatro semanas.
  • As vendas das suítes iLife ’09 e iWork ’09 têm sido muito boas.
  • Houve uma “aceleração” nas vendas de desktops depois que a Apple atualizou todas as suas linhas no final do trimestre, o que ajudou a melhorar relativamente os seus resultados.
  • A Apple continua “positiva” acerca da performance dos Macs, que caíram menos que a média da indústria: 3%, contra 7%. É difícil comparar as vendas com as do ano passado, que foram imensamente beneficiadas pelo lançamento do MacBook Air.

Negócios de iPhone e Apple TV

  • A Apple vendeu 3,793 milhões de iPhones no trimestre, produzindo US$1,521 bilhão em faturamento. Houve uma queda de 13% em unidades comparadas ao período de festas de final de ano, mas a receita subiu 22%. Ano após ano, o crescimento foi de 123% em unidades e de 302% em faturamento.
  • Mais de 21 milhões de iPhones foram vendidos até hoje.
  • iPhones estão sendo vendidos em 81 países e em mais de 50 mil lojas. A Apple tem 100 mil unidades de demonstração disponíveis para todas elas, que são contadas como inventário de canais mesmo se não puderem ser revendidas.
  • A Apple finalizou o trimestre com 1,83 milhão de iPhones em seu estoque, contra 1,75 milhão no trimestre de dezembro.
  • Somando iPhones com iPods touch, a Apple já colocou no mercado cerca de 37 milhões de dispositivos com o OS X iPhone.
  • A Apple não divulga a porcentagem de downloads da App Store entre apps pagos e gratuitos, nem os divide por categorias. Todavia, ela confirmou que a maioria dos downloads populares são jogos.
  • A App Store continua “um grande sucesso”, com mais de 35 mil apps. Em “poucas horas” a Apple baterá o primeiro bilhão de títulos baixados na loja.
  • A AT&T ainda é vista como “uma ótima parceira”, mesmo com consumidores negando-se a comprar iPhones por causa de sua rede. A Apple não planeja mudar isso. Por uma perspectiva tecnológica, a Apple quer oferecer um telefone para todo o mundo, por isso não pode suportar a Verizon (ou Sprint), que usam CDMA.
  • A empresa continua com seus planos de levar o iPhone à China até o ano que vem, mas não trouxe novos detalhes sobre o assunto. Ela nota que, dos países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), o único que falta é o último, mesmo.

Negócio de iPod

  • Mais de 11,013 milhões de iPods foram vendidos neste trimestre, resultando num faturamento de US$1,665 bilhão. A queda sequencial é a maior de todas: 52% e 51%, respectivamente, porém, comparados aos de 2008, os números mostram um crescimento de 3% em unidades e uma redução de 8% em receita.
  • A Apple registrou um novo recorde de unidades vendidas num trimestre fora das festas de final de ano.
  • O inventário de canais atual está abastecido para quatro a seis semanas.
  • As vendas de iPods touch estão fortes e consumidores responderam bem ao iPod shuffle de terceira geração.
  • O market share da Apple entre tocadores de mídias digitais (PMPs) nos Estados Unidos continua acima de 70%, segundo dados do NPD Group. Ela também registrou ganhos na Austrália, China, França, Japão e no Reino Unido.

Negócio de lojas de varejo (Apple Retail Stores)

  • Combinadas, as lojas da Apple venderam 438 mil Macs e geraram US$1,471 bilhão em receita, números estes 15% menores que os do trimestre passado. Anualmente, o segmento retail registrou uma baixa de 4% em unidades, porém 1% a mais em faturamento.
  • Metade dos compradores de Macs são novos na plataforma.
  • Houve 39,1 milhões de visitantes às Apple Retail Stores, contra 33,7 milhões do mesmo período de 2008. A margem do segmento de varejo foi de US$308 milhões.
  • A Apple só abriu uma nova loja no trimestre, o que leva o seu total a 252. A média de faturamento por loja caiu de US$7,1 milhões no início do ano passado para US$5,9 milhões atualmente.
  • A Apple tem planos de abrir 25 novas lojas em 2009 — metade delas fora dos EUA.
  • O preço médio de vendas de MacBooks caiu, devido à atualização no MacBook branco de US$1.000, que ganhou as mesmas características internas do modelo unibody de alumínio mais básico.
  • A companhia acredita que o mercado doméstico se sustentou bem mais em relação à crise econômica mundial, visto que os segmentos educacionais e profissionais tendem a cortar suas verbas. Todavia, estes só estariam adiando suas compras, ao invés de desistindo ou migrando para fabricantes concorrentes.
  • A Apple não está preocupada com fatia de mercado nua e crua, afirmando que continua comprometida a criar os melhores computadores do mundo, e não a maior quantidade de computadores no mundo.

O lado financeiro

  • Sem considerar a contabilidade de assinantes que a Apple precisa fazer para iPhones e Apple TVs, as vendas foram de US$9,06 bilhões, enquanto o lucro líquido chegou a US$1,66 bilhão.
  • Sua margem operacional foi a maior da história: 20,4%.
  • A margem bruta foi de 36,4%, ajudada por custos de componentes mais baixos do que o esperado e vendas acima do previsto de produtos de margens largas e menores custos de despacho.
  • As vendas diretas representaram 48% do negócio da Apple.

Próximo trimestre fiscal: Q3 2009

  • A companhia prevê um faturamento para o próximo trimestre entre US$7,7 bilhões e US$7,9 bilhões, com ganhos por ação diluída na faixa de US$0,95 e US$1,00.
  • As finanças da Apple estão “bem robustas”, com US$28,9 bilhões em caixa e valores imobiliários comercializáveis. A empresa planeja guardar o dinheiro para manter o seu capital.
  • A Apple está “bastante empolgada” com os produtos que vêm aí.
  • O preço de peças ainda é muito favorável para ela, mas a Apple estima uma elevação nos custos de memórias NAND flash, à medida que fabricantes diminuírem suas produções visando à lucratividade e redução de estoques. A Maçã não espera que os preços caiam como no último trimestre.
  • Escolas deverão iniciar suas compras no trimestre de junho, o que deverá contribuir com a performance da Apple.
  • A Apple não trouxe detalhes sobre o desenvolvimento do seu novo escritório em Cupertino.
  • Steve Jobs deverá voltar ao comando da empresa no final de junho.

Citações diversas

  • Sobre netbooks, isso foi o que disse o CFO da Apple, Peter Oppenheimer: “Eu vejo teclados prejudicados, softwares terríveis, hardwares trambolhudos e telas muito pequenas. Isso não é uma experiência de consumidores e algo em que colocaríamos a marca do Mac, sinceramente. Não é um segmento que nos traz interesse e não acreditamos que consumidores estejam interessados.”
  • Tim Cook, COO da Apple: “Um consumidor que quiser comprar um computador pequeno para emails e navegação na web pode querer comprar um iPod touch ou um iPhone. Se acharmos uma forma de entregar um produto que traga uma contribuição inovadora, a Apple poderá entrar no mercado, se um grupo de consumidores potenciais se materializar.”
  • A linha de produtos Mac “é fantástica”.
  • “Temos um plano que acreditamos que continuará a fazer da nossa companhia uma líder no segmento de smartphones.” Além disso, a Apple promete que não deixará o “guarda-chuva de preço”, permitindo que consumidores entrem numa briga sem sentido.
  • A Apple se vê “anos à frente” de competidores e não está preocupada com o Palm Pre, lembrando da grande gama de softwares disponível na App Store. Segundo eles, isso tudo é só a ponta do iceberg.
  • Questionado sobre violação de propriedade intelectual pelo Pre, a Apple disse: “É difícil falar algo sobre um produto que ainda não chegou ao mercado. Acreditamos que as inovações da Apple lideram a indústria há anos, e consideramos que concorrência é ótimo… enquanto outras companhias inventarem suas próprias coisas.”

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Logo prata da Apple

Apple revela seus resultados financeiros do segundo trimestre fiscal de 2009

Próximo Artigo

Resenha de leitor: MacBook Pro unibody de 15 polegadas, Intel Core 2 Duo de 2,66GHz

Posts Relacionados