Tem mais um brasileiro na App Store! 🙂 É o Noel Rocha Morais, que já lançou dois aplicativos distintos para iPhones (ambos incompatíveis com iPods touch) — básicos, porém super úteis. Um era inclusive pago, mas depois de um papo que tive com ele ontem, acabou virando gratuito a fim que pudesse observar a aceitação da comunidade.
O Noel entrou para o mundo Apple em janeiro deste ano. Ele nos conta que adquiriu a licença de desenvolvedor e, quando começou a brincar com o iPhone, não conseguiu mais parar (hehe). “Acho o iPhone uma plataforma incrível, com um mundo inteiro de possibilidades. Basta ser criativo”, comenta ele.
Confira os dois lançamentos já realizados pelo Noel:
Taximetro (menos de 100KB)
O nome é bastante auto-explicativo: a ideia é dar uma estimativa de custo de táxis para o usuário, em 32 cidades brasileiras (como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Brasília). Quanto mais informações você der sobre o endereço (consultado no Google Maps), melhor.
O resultado é mostrado com o trajeto no mapa e o custo tanto de Bandeira 1 quanto de Bandeira 2. Só não vá esfregar o iPhone na cara do motorista se a corrida ficar mais cara do que diz o iPhone. 😛
![]() |
![]() |
“Com a lei seca, virou comum usarmos táxis em noitadas, saindo de bares, etc. Foi no meio de uma dessas que tive a ideia pra este app“, explica o Noel. “Fiz esta primeira versão do Taxímetro por ‘diversão’, não imaginava que pudesse ter tanta repercussão. Já enviei uma atualização para a Apple que o tornará um aplicativo realmente nativo no iPhone, ao invés de uma simples adaptação de HTML.”
O Taximetro requer o firmware 2.2.1 ou superior.
Portabilidade Facil (100KB)
Esse veio a calhar para os brasileiros. Qual um dos grandes problemas da portabilidade numérica? O simples fato de deixarmos de saber para qual operadora estamos ligando apenas pelo prefixo do telefone, o que é fundamental para aproveitarmos promoções diversas ou até mesmo economizarmos com tarifas mais baixas.
![]() |
![]() |
Já mostramos um site que resolve esse problema; agora, temos também um app para iPhone.
A interface do Portabilidade Facil permite que o usuário faça consultas independentes de telefones (basta digitar o DDD e o número) e determinar o seu código de área padrão. Mas o mais interessante é que ele pode varrer toda a sua lista de contatos, determinar as respectivas operadoras e adicionar a informação no próprio nome da pessoa, facilitando a identificação.
![]() |
![]() |
O Portabilidade Facil também requer o firmware 2.2.1 ou superior.
. . .
O próximo projeto do Noel é para uma empresa de locação de filmes, que chegará em breve à App Store. Boa sorte nas empreitadas, cara! 😉